Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Mostra Cinema de Moda começa nesta terça, 18

Evento gratuito reúne filmes, desfile, palestras e mesas-redondas ligadas ao universo fashion

Da redação Publicado em 18/01/2011, às 12h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<i>Bonequinha de Luxo</i> é um dos longas-metragens que serão exibidos na Mostra Cinema de Moda - Reprodução
<i>Bonequinha de Luxo</i> é um dos longas-metragens que serão exibidos na Mostra Cinema de Moda - Reprodução

Começa nesta terça, 18, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, a Mostra Cinema de Moda, que em 2011 chega à sua terceira edição. Além dos filmes que serão exibidos, o evento contará com palestras e mesas-redondas gratuitas com a participação de profissionais ligados ao ramo fashion.

Durante o evento, o público poderá assistir a um desfile, que acontece no dia 28, e comparecer às exibições de 30 filmes relacionados ao tema, indicados por um grupo de curadores, entre eles os estilistas Dudu Bertolini e Reinaldo Lourenço. Entre os títulos, se encontram Bonequinha de Luxo, de Blake Edwards, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, de Woody Allen, e Juventude Transviada, de Nicholas Ray (veja a programação completa dos filmes aqui). O evento, que tem como objetivo divulgar a cultura da moda na sociedade, integra a programação do Circuito de Moda e Arte e tem apoio da São Paulo Fashion Week.

No dia 25 de janeiro, feriado na capital paulista, interessados poderão acompanhar a palestra "A História da Moda na Cidade de São Paulo", com o pesquisadores João Braga e Fernando Zelman, na qual será abordada a evolução da moda na cidade - da colonização aos dias atuais. Na mesa-redonda "Novos Talentos da Moda Brasileira", que acontece no dia 26, Jô Souza (professora de produção de moda do Centro Universitário Belas Artes e FMU) e José Luis de Andrade (professor do Senac Moda) comentam sobre a identificação de novos nomes no meio, considerando o aumento do número de cursos de moda em todo o país. Veja abaixo a lista de palestras e debates que serão realizados:

Mostra Cinema de Moda

18 a 30 de janeiro - Filmes, desfile, palestras e mesas-redondas.

Entrada franca, mediante retirada de senha com uma hora de antecedência.

Informações: www.bb.com.br/cultura

Palestras

Dia 20 de janeiro:

19h30 - "A mídia influenciando tendências"

Com a proposta de abordar os novos mecanismos na comunicação contemporânea, esta mesa apresenta não só temas de relevância para a moda, cinema e arte, como também trata da identificação na mudança de postura e comportamento, refletindo diretamente no consumo e cotidiano de todos nós.

Palestrantes:

Carlos Lima (educador) - coordenador do projeto Imprensa Jovem, projeto ligado à Secretaria da Educação, que fomenta o jornalismo através da participação de jovens repórteres selecionados nas escolas públicas de São Paulo.

Priscilla Brunetti (jornalista) - comentarista de moda da Rádio USP fala sobre o jornalismo de moda narrado, sem artifícios de imagens e vídeos por exemplo.

Dia 25 de janeiro:

16h30 - "A história da moda na cidade de São Paulo"

Engana-se quem acha que moda em São Paulo começou somente a partir dos desfiles da SPFW. Em comemoração aos 457 anos de fundação da cidade, a palestra aborda a história da moda e do comportamento do paulistano, irreverente e com muitas histórias.

Palestrantes:

Fernando Zelman (coordenador da Galeria Central) - em sua apresentação, o produtor cultural faz uma análise da moda contemporânea, através de estudos econômicos, políticos e sociais frentes ao comportamento histórico.

João Braga - apresentará seus estudos sobre a evolução dos vestuários em São Paulo, abordando desde a colonização até os dias atuais.

Mesas-redondas

26 de janeiro:

19h30 - "Novos talentos da moda brasileira"

O Brasil possui o maior número de cursos de graduação em moda e estilismo no mundo. Ao todo são mais de 40 escolas e universidades que oferecem formação em distintos segmentos da moda. Com tantos alunos formados, fica cada vez mais difícil a identificação e promoção de novos talentos.

Participantes:

Jô Souza - professora de produção de moda do Centro Universitário Belas Artes e UniFMU é idealizadora de diversos projetos concebidos junto a universitários

Danilo Blanco - artista plástico e curador vem se destacando como coordenador da Galeria Central. Seus projetos vêm possibilitando o ingresso no mercado de muitos artistas, estilistas, fotógrafos e designers.

José Luis de Andrade - mestre em moda, arte e cultura é docente do curso de graduação em estilismo e modelagem do Senac Moda.

27 de janeiro:

19h30 - "Moda, arte e cinema - fronteiras e conexões"

Com a proposta de abordar as interfaces entre moda, arte e cinema, o debate trata da velha herança que ainda separa o erudito do popular, a moda e a arte, nós e os outros.

Participantes:

Olívio Tavares de Araujo - cineasta e crítico de cinema

Luciano Ramos - jornalista e crítico de cinema

Cecira Armitano - curadora em arte contemporânea independente