Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Músicas de R.E.M. e Tupac são incluídas na Biblioteca do Congresso dos EUA

A lista do Registro Nacional de Gravações inclui 25 trabalhos considerados “culturalmente, historicamente e esteticamente importantes” e que tenham, pelo menos, dez anos de criação

Da redação Publicado em 24/06/2010, às 12h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rapper 2Pac, assassinado em 1996, foi incluído na lista do Registro Nacional de Gravações, com a música "Dear Mama" - Reprodução/MySpace
Rapper 2Pac, assassinado em 1996, foi incluído na lista do Registro Nacional de Gravações, com a música "Dear Mama" - Reprodução/MySpace

Músicas de R.E.M. e Tupac Shakur (também conhecido como 2Pac), bem como álbuns de gente como o cantor country Willie Nelson e a roqueira Patti Smith, estão na lista de 25 gravações incluídas recentemente no Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, nesta quarta-feira, 23. As informações são da agência Reuters.

De acordo com os termos da Lei de Preservação de Gravações, datada de 2000, os critérios de preservação são os trabalhos considerados "culturalmente, historicamente e esteticamente importantes" e que tenham, pelo menos, dez anos de criação. As nomeações foram feitas a partir de submissões online feitas pelo público e pelos membros do Conselho Nacional de Preservação de Gravações.

A música escolhida do R.E.M. foi "Radio Free Europe", executada pela primeira vez em uma rádio universitária, em 1981, antes de ser gravada para o primeiro álbum do grupo, Murmur. A escolha da faixa se deve "por ser exemplo para os lançamentos mais recentes do indie rock, por ter emplacado em uma rádio universitária em meio à indiferença das grandes rádios".

"Dear Mama", de 1995, foi a música de Tupac incluída no registro, sendo considerada pela Biblioteca do Congresso como "uma homenagem comovente e eloquente para a própria mãe do rapper, que foi assassinado [em 1996], bem como para todas as mães que lutam para manter suas famílias em meio à pobreza, dependência das drogas e indiferença social".

A lista ainda inclui o álbum Red Headed Stranger (1975), de Willie Nelson - dotado, segundo os responsáveis, de uma "elegância rara" -; Horses (1975), de Patti Smith; o single "Tutti Frutti", de 1955, do cantor Little Richard (sucesso na voz de Elvis Presley); e a música "Smokestack Lightning", de 1956, do músico Howlin' Wolf.

Até o momento, há 300 gravações no arquivo, que datam de 1913 a 1995. A Biblioteca do Congresso vai preservar e manter a música do artista e torná-la disponível ao público norte-americano.