Músico nega "plágio intencional" de música do White Stripes em comercial de TV

Compositor pediu desculpas pela semelhança; duo ameaça processar Força Aérea dos EUA

Da redação Publicado em 11/02/2010, às 18h53

O músico Kem Krafthas, responsável por fazer o tema instrumental para um anúncio televisivo da Air Force Reserve, negou que tenha plagiado a música "Fell in Love with a Girl", do duo White Stripes, e pediu desculpa pelo mal entendido.

Em entrevista ao The New York Times, o compositor disse que não sabia da semelhança entre as músicas. "Peço desculpa pela coincidência. Realmente não era minha intenção", disse. O músico ainda assumiu todas as responsabilidades e disse que está disposto a conversar com Jack e Meg White.

Krafthas também contou que mostrou três músicas diferentes para o anúncio e aquela foi a escolhida. Mike Lee, representante da empresa Fast Forward Productions e responsável pela produção do comercial, alegou que nunca tinha ouvido a faixa do White Stripes.

Nesta quarta-feira, 10, os White Stripes alegaram que a música do comercial da Air Force Reserve, transmitido no Super Bowl, no último domingo, 7, era uma cópia de "Fell in Love with a Girl", hit do álbum White Blood Cells, de 2001. Em nota no site oficial do duo, eles ameaçam processar judicialmente a Força Aérea norte-americana pela regravação e uso da música sem autorização.

Em seguida, a Força Aérea reiterou a alegação, dizendo: "Nunca houve qualquer intenção de utilizar uma canção existente, bem como parecer com a da banda White Stripes, ou de qualquer outro artista musical. Qualquer semelhança ou afinidade com outra música é completamente involuntária".