Mutantes libera capa e tracklist de novo álbum

Haih, primeiro trabalho da banda em 35 anos, não terá mais participação de Mike Patton

Da redação Publicado em 08/08/2009, às 18h58

A fotografia de um corvo, encarando fixamente a lente, estampa a capa de Haih, o novo álbum do Mutantes, o primeiro de estúdio em 35 anos. Lançado pelo Anti-Records, selo norte-americano com Tom Waits e Nick Cave sob o guarda-chuva, o disco será lançado em 8 de setembro, nos Estados Unidos - ainda não há previsão para chegar ao Brasil, já que não houve interesse da Sony/BMG, gravadora que distribuiu o trabalho mais recente. O disco, em compensação, já está em pré-venda na Amazon, por US$ 14.

Haih, que também atende por Amortecedor, vem com 13 faixas - entre elas está "Teclar", que você ouve aqui. A banda retoma a atividade com Bia Mendes nos vocais, posto consagrado por Rita Lee e que, por um breve período (2006-2007), contou com Zélia Duncan.

A maioria das novas canções, todas inéditas, recebe assinatura de Sérgio Dias. O guitarrista fez "Anagrama" e "Samba do Fidel" em parceria com Tom Zé. "Dois Mil e Agarraum", outra dobradinha entre Dias e o baiano, teria participação de Mike Patton. Mas, após desentendimento a respeito de qual gravadora deveria lançar o trabalho, o líder do Faith No More (que dava preferência à dele, Ipecac, em detrimento da Anti-Records) desistiu da parceria.

Outras colaborações vieram de Erasmo Carlos ("Baghdad Blues") e Jorge Ben Jor ("O Careca"), sendo que este último assinou "Minha Menina", tocada pela primeira vez em 1968 e até hoje um dos maiores sucessos da banda de rock psicodélico.

"Vivendo a concepção e o nascimento deste álbum, como um indivíduo, foi a experiência mais intensa, pois foi como se o tempo tivesse parado de existir", disse Sérgio Dias, em fala reproduzida pelo site da Anti-Records. "Eu estava pulando de vida a vida, décadas a décadas, revisitando eu mesmo como um garoto de 16 anos tocando guitarra e se sentindo tão livre e, como jovem, indestrutível."

Confira a lista de faixas de Haih:

1- Hymns Of The World P.1 (intro)

2- Querida Querida

3- Teclar

4- 2000 e Agarrum

5- Baghdad Blues

6- O Careca

7- O Mensageiro

8- Anagrama

9- Samba Do Fidel

10- Neurociência do Amor

11- Nada Mudou

12- Gopala Krishna Om

13- Hymns Of The World P.2 (Final)