MySpace lança concorrente para o iTunes

Serviço oferece downloads pagos e gratuitos e já está funcionando nos EUA; portal também estará disponível no Brasil

Da redação Publicado em 25/09/2008, às 12h41

MySpace Music integra ferramentas da rede social ao serviço de venda de downloads
Reprodução

Foi lançado hoje, 25, nos EUA, o portal MySpace Music, uma iniciativa do site de relacionamentos para concorrer com o iTunes. O portal da Apple é o mais importante em venda de arquivos musicais na rede.

As quatro maiores gravadoras do mundo - Sony, Universal, EMI e Warner Music - firmaram parceria com o novo portal. A The Orchard, líder em distribuição digital de música independente, já disponibilizou 100% de seu catálogo para o novo serviço.

O MySpace Music irá oferecer downloads gratuitos e pagos - nesse caso, cada faixa custará US$ 0,79 (R$1,45), sem proteção DRM (anti-cópia). O iTunes cobra US$ 0,99 (R$1,82) por faixa e não funciona no Brasil. A venda será feita via Amazon.com. O serviço estará integrado diretamente às páginas pessoais dos artistas.

O novo portal pretende unir o serviço de comércio virtual de músicas às ferramentas já existentes no MySpace. Além de poder ouvir as faixas em streaming (serviço já disponível nas páginas de bandas dentro da rede social), os usuários poderão criar listas com suas músicas favoritas e mostrá-las em suas páginas pessoais para que outras pessoas possam ouvi-las. Agora, as bandas também podem colocar seu catálogo de músicas inteiro para streaming na rede.

Todas as ferramentas do site - incluindo a venda de músicas - estarão disponíveis no Brasil, mas a data de lançamento por aqui ainda não foi divulgada.