Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Na Jamaica, originais de Bob Marley estão desaparecidos

Gravações e vídeos dos anos 70 sumiram de arquivos oficiais

Da redação Publicado em 07/01/2008, às 10h12 - Atualizado às 10h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
AP
AP

Discos de vinil, fitas de vídeo e CDs dos ícones do reggae Bob Marley e Peter Tosh, com material gravado na década de 70, desapareceram dos arquivos da Jamaica Broadcasting Corp., rede de rádio e TV jamaicana. A informação foi divulgada por autoridades do país no último sábado, 5.

Na semana passada, funcionários de uma nova rádio, a Public Broadcasting Corp., notaram a falta dos discos ao procurá-los para montar um programa de estréia.

Entre os vídeos, por exemplo, havia o registro histórico de uma visita de Fidel Castro à Jamaica, em 1977, e as filmagens do show One Love Peace Concert, de 1978, em que Bob Marley chamou rivais políticos ao palco para que apertassem as mãos.

A ministra da Informação da Jamaica, Olivia Grange, disse a agências internacionais de notícias que o possível roubo dos vídeos e gravações é um marco na história da ilha. À AP, músicos e ex-empregados da JBC criticaram o governo por falta de manutenção. "O mais recente acontecimento é uma desgraça nacional", protestou um ex-gerente de programação da JBC.