Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Cardigan de Kurt Cobain e violão de John Lennon são leiloados nos Estados Unidos

Peça de roupa foi usada pra gravação do acústico MTV e o instrumento foi usado em “Love Me Do”

Redação Publicado em 09/11/2015, às 12h05 - Atualizado às 13h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain à frente do Nirvana em cena do DVD <i>MTV Unplugged</i> - Reprodução
Kurt Cobain à frente do Nirvana em cena do DVD <i>MTV Unplugged</i> - Reprodução

Em menos de uma semana, a casa de leilões Julien’s, especializada em objetos do universo do rock, realizou duas vendas importantes: o violão empunhado por John Lennon para gravar “Love Me Do” e o cardigan que Kurt Cobain vestiu durante o show que originou o DVD e CD MTV: Unplugged do Nirvana.

Galeria: um guia sobre o legado cinematográfico de Kurt Cobain.

O instrumento de Lennon, que também foi usado na gravação de “I Want to Hold Your Hand”, foi arrematado por 1,6 milhão de libras esterlinas. Enquanto a peça do guarda-roupa de Cobain foi vendida por 93 mil libras esterlinas.

Kurt Cobain - Montage of Heck: saiba tudo sobre o documentário.

O violão, um Gibson J-160E, foi usado pela última vez pelo Beatle em 1963, tendo sido dado como perdido pelo músico. A expectativa é de que o instrumento fosse arrematado por cerca de 500 mil libras, no entanto, o item arrecadou mais de três vezes esse valor.

Na década de 1970, o músico amador John McCaw comprou o violão por “poucas centenas de dólares” em San Diego. Tendo notado as semelhanças com o instrumento de Lennon, McCaw procurou o especialista em Beatles Andy Babiuk para se certificar do fato. Após a checagem, foi identificado, através do número de série, que aquele era mesmo o violão de Lennon.

Já o cardigan de Cobain foi descrito pela casa como “uma mistura de acrílico, lá e Lycra, com cinco botões (mas um está faltando), com dois bolsos laterais, um pequeno buraco e uma parte descolorida ao lado do bolso do lado esquerdo”.

Elegemos os melhores segundos discos de grandes nomes da música