Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Netflix promete adicionar mais avisos de “gatilhos” à série 13 Reasons Why

Já classificada como imprópria para menores de 18 anos, produção ganhará aviso sobre temática antes do primeiro episódio

Redação Publicado em 01/05/2017, às 18h57 - Atualizado às 19h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da série <i>13 Reasons Why</i>, da Netflix - Reprodução
Cena da série <i>13 Reasons Why</i>, da Netflix - Reprodução

A Netflix disse que irá adicionar mais avisos de “gatilhos” à série 13 Reasons Why, que é voltada para adolescentes e aborda temas complexos como suicídio e violência sexual.

O programa já é classificado como impróprio para menores de 18 anos, inclui avisos antes do início de dois episódios e está ligado com um conteúdo de prevenção ao suicídio no documentário que aparece após a produção.

Agora, o serviço de streaming divulgou, em comunicado obtido pelo Variety, que incluirá “um aviso adicional antes do começo do primeiro episódio”. Além disso, disse que irá reforçar “a mensagem e o conteúdo dos avisos já existentes.”

A produção conta a história de Clay Jensen – interpretado por Dylan Minnette – e começa quando o jovem volta para casa e encontra uma caixa misteriosa marcada com seu nome, em sua varanda.

Dentro, encontra fitas cassetes gravadas pela personagem de Katherine Langford, Hannah Baker, uma colega de sala que havia cometido suicídio há duas semanas, e por quem ele tinha um interesse romântico.

Nas fitas, Hannah explica as 13 razões pelas quais ela decidiu tirar a própria vida e Clay precisa ouvi-las para saber se faz parte de alguma delas.

Os 13 episódios lançados em março pela Netflix tiveram, em menos de um mês, 11 milhões de postagens sobre sua história, segundo dados divulgados pelo Twitter. Mas a grande repercussão da série não ficou só nas redes sociais. Algumas escolas no Canadá, por exemplo, baniram discussões sobre o programa por ele conter “assuntos perturbadores”.

De acordo com a Netflix, as mudanças entrarão em vigor ainda nesta semana. Leia abaixo o comunicado divulgado pela plataforma de streaming.

“Houve uma grande discussão sobre a nossa série 13 Reasons Why. Ainda que muitos de nossos usuários achem que o programa representa uma maneira de começar uma conversa importante com suas famílias, sabemos que outros se preocupam e julgam que a série deve carregar outros avisos. Atualmente, os episódios que possuem conteúdo delicado são identificados e a série é classificada como não recomendada para menores de 18 anos. Ainda assim, iremos adicionar um aviso antes do primeiro episódio como uma precaução extra para aqueles que começam a assistir a produção, além de reforçar a mensagem e o conteúdo dos avisos existentes, inclusive o site 13ReasonsWhy.info, um centro de informação global que fala sobre organizações profissionais que ajudam em causas sérias abordadas pelo programa”.