Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Nirvana processa Marc Jacobs por direitos autorais, diz site

O designer teria copiado famoso desenho da banda em nova coleção

Redação Publicado em 31/12/2018, às 14h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain e o designer Marc Jacobs (Foto: AP/Evan Agostini/Invision/AP)
Kurt Cobain e o designer Marc Jacobs (Foto: AP/Evan Agostini/Invision/AP)

O “smiley face” amarelo ficou famoso por ser o símbolo do Nirvana desde 1991 e, agora, ele é pivô de uma ação judicial.

Segundo informações do site TMZ, a banda está processando o designer Marc Jacobs por usar uma cópia do desenho em suas peças.

De acordo com o site, o Nirvana detém os direitos autorais do símbolo e entrou com a ação contra Jacobs em novembro sob a alegação de que o etilista copiou o desenho ao estampa-lo na coleção “Redux Grunge”.

A camiseta preta com o desenho sorridente em amarelo vendida por Marc Jacobs substituiu o escrito “Nirvana” pela palavra “heaven” (paraíso, em inglês). Os olhos, originalmente em formato de “X”, foram trocados pelas iniciais do desginer, M e J.

A peça está a venda por US$ 115 no site da marca– cerca de R$ 445.

A ilustração do “smiley face” surgiu pela primeira vez em 1991 e estampava o panfleto de divulgação para o lançamento do disco Nevermind (1991). O Nirvana, então, registrou o desenho em 1992.

O processo está sendo movido pela Nirvana LLC, entidade jurídica formada em 1997 pelos ex-integrantes da banda, Dave Grohl e Krist Novoselic, junto à Cobain Estate, comandada pela viúva de Kurt Cobain, Courtney Love.

Marc Jacobs ainda não se pronunciou sobre o caso.