Novo álbum do Portishead pode sair em 2010

Trio, que passou por marasmo musical de 11 anos até liberar terceiro disco, em 2008, pretende ser mais rápido desta vez

Da redação Publicado em 28/09/2009, às 13h00

O novo álbum do Portishead deve demorar bem menos que os quase 11 anos que separaram segundo (Portishead, 1998) e terceiro (Third, lançado ano passado) discos do trio.

Beth Gibbons, Geoff Barrow e Adrian Utley já estão em estúdio para realizar o quarto álbum - que deverá sair até o final de 2010, sem parceria com um grande selo.

À estação de rádio britânica BBC 6 Music, Barrow disse que, em algum ponto, eles até travaram negociações com algumas gravadoras (o contrato com a Universal se encerrou em Third). Só que, de acordo com o músico, estar mais uma vez sob o guarda-chuva corporativo seria "um completo pesadelo" e "terminaria num colapso nervoso" para os três.

A falta de compromisso contratual "é um lugar realmente adorável para se estar pela primeira vez", alegou Barrow. "Estamos encontrando com selos e apenas discutindo sobre o futuro e a direção em que os negócios vão indo." No começo do ano, a banda pediu sugestões sobre como distribuir o futuro lançamento.

Quanto ao prazo de 2010, tudo dependerá se a banda manter o pique atual: eles já discutiram ideias para novas composições, mas ainda não começaram a trabalhar nas faixas. "Se tudo der certo, poderia sair em um ano. Seria a coisa mais perfeita a se fazer", diz Barrow.

O produtor e multi-instrumentista lançou, recentemente, álbum como parte de outro trio, o Beak. Mas o futuro do Portishead, parece, não está sob ameaça, a curto ou longo prazo.

"Beth disse, 'vamos fazer isso para sempre?', e eu, 'bom, sim, talvez'", afirmou Barrow.