Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Novo disco de Kendrick Lamar bate recorde após ser tocado quase 10 milhões de vezes em um dia

To Pimp A Butterfly foi o álbum mais reproduzido em um único dia em todo o mundo, no Spotify

Redação Publicado em 18/03/2015, às 15h01 - Atualizado em 22/04/2015, às 17h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O rapper Kendrick Lamar - Arthur Mola/AP
O rapper Kendrick Lamar - Arthur Mola/AP

To Pimp A Butterfly, o novo disco de Kendrick Lamar, tinha lançamento marcado apenas para o dia 23 de março, mas, de surpresa, ele chegou à internet na noite do último domingo, 15. Nas primeiras 24 horas em que esteve disponível, o álbum foi reproduzido mais de 9,6 milhões de vezes apenas no Spotify, batendo o recorde do serviço de streaming sueco.

Galeria: as dez maiores brigas da história do rap.

Na terça-feira, 17, a empresa anunciou o feito do rapper, que estabeleceu “um novo recorde mundial para o maior número de reproduções em um único dia, em todo o mundo”, conforme disse um assessor do Spotify ao LA Times.

A contagem que beira 10 milhões de audições leva em conta as reproduções por completo do disco To Pimp A Butterfly, que também está na loja virtual iTunes e nos outros serviços de streaming do mercado.

Análise: Kendrick Lamar rompe a mesmice do rap norte-americano com o inovador To Pimp A Butterfly.

Mais sobre To Pimp A Butterfly

A aparição antecipada nos serviços de música online foi a única surpresa do álbum. Era sabido que To Pimp A Butterfly não seria uma continuação de Good Kid M.A.A.D City, lançado em 2012. A teoria se confirmou e o rapper de Compton surge com um material completamente diferente da discografia dele.

Os melhores discos internacionais de 2014.

A produção executiva de Anthony Tiffith e Dr. Dre originou um trabalho que carrega a sonoridade de nomes como Flying Lotus (“Wesley’s Theory”) e Thundercat (“These Walls”), no entanto – e talvez aí esteja o grande mérito de To Pimp A Butterfly - o disco não poderia ser de nenhum outro artista que não Kendrick Lamar.

A solidez de Good Kid M.A.A.D City certamente colocou interrogações na mente de todos os fãs do rapper: o que vem a seguir? O nível será mantido? Felizmente, a resposta é afirmativa em ambos os casos. To Pimp A Butterfly provou tanto a capacidade criativa de Lamar quanto a manutenção de uma voz ímpar, de rimas extremamente pessoais e complexas.

Discos internacionais aguardados que serão lançados em 2015.

Outro ponto forte do disco é a discussão a respeito de questões raciais nos Estados Unidos. O caráter político das letras de Lamar não são novidade, pois desde Section.80, álbum de estreia do cantor, a violência policial é pauta. No entanto, o tom sobe em To Pimp A Butterfly, da desafiadora “The Blacker The Berry” até a sóbria “Mortal Man”, os versos do músico deixam clara a postura dele em relação aos abusos institucionais norte-americanos.

A capa do álbum, divulgada na última semana, complementa o conteúdo do registro: a voz de Compton deve ser ouvida, nem que ela tenha de invadir a Casa Branca.

"Don't all dogs go to heaven? Don't Gangsta's boogie? Do owl shit stank? Lions, Tigers & Bears. But TO PIMP A BUTTERFLY. Its the American dream nigga...." - lil Homie.

Uma foto publicada por Kendrick Lamar (@kendricklamar) em

Ouça To Pimp A Butterfly na íntegra: