Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Novo disco do Foo Fighters terá música inspirada no fim do Nirvana, diz Dave Grohl

“Subterranean” também lida com a reconstrução do músico após a morte do amigo e líder da banda Kurt Cobain

Redação Publicado em 30/10/2014, às 10h32 - Atualizado às 12h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dave Grohl posa para foto na divulgação de <i>Sonic Highways</i>, novo disco do Foo Fighters, em Nova York. - Victoria Will/AP
Dave Grohl posa para foto na divulgação de <i>Sonic Highways</i>, novo disco do Foo Fighters, em Nova York. - Victoria Will/AP

Se o grunge ficou em silêncio naquele dia 5 de abril de 1994, imagine estar dentro da mente de Dave Grohl. Então com 25 anos e baterista da maior banda de rock do mundo na época, o Nirvana, ele acabara de perder o amigo e líder do grupo, Kurt Cobain, que havia tirado a própria vida. O que fazer? Ele voltaria à música, de alguma forma?

Galeria: os dez shows mais aguardados de 2015.

Os dilemas que passaram pela jovem cabeça de Grohl naquele período – passando pelos oito meses de luto, até voltar a gravar músicas próprias e, por fim, fundar a banda que hoje é o Foo Fighters – são as linhas condutoras de “Subterranean”, uma das músicas do mais novo disco da banda, Sonic Highways, segundo ele contou ao The Pulse of Radio (através do site Blabbermouth ).

“Eu não queria fazer música depois do Nirvana e, então, o tempo passou e eu pensei: ‘Espere um pouco, música é a única coisa que me ajudou a começar de novo, vai me curar, é isso que eu devo continuar fazendo’”, disse ele. “Então voltei àquele mesmo estúdio e gravei de novo. E minha vida foi reiniciada. Isso se tornou o tema do episódio e também o tema da música.”

Galeria: veja oito bateristas que se cansaram de ficar escondidos no palco e se tornaram guitarristas.

Quando Grohl se refere ao “episódio”, trata-se de mais um capítulo da série de TV Sonic Highways, que promete contar a história da música norte-americana, ao mesmo tempo em que apresenta os bastidores da gravação do oitavo álbum do Foo Fighters. “Subterranean” foi gravada em Seattle, nos Estados Unidos, e o episódio em questão estrará nos Estados Unidos no dia 28 de novembro. Sonic Highways será exibida no Brasil pelo canal BIS, a partir do dia 30 de novembro, sempre às 20h30, e nos domingos seguintes a partir desta data.

Enquanto o lançamento de “Subterranean” não chega, a banda revelou o trecho da música inédita “Congregation”, a terceira do álbum a ganhar o Youtube. São 30 segundos, mas já é possível sentir um pouco da faixa:

Mais sobre o novo disco

Gravado em oito estúdios lendários, cada um em uma cidade diferente dos Estados Unidos, Sonic Highways tem produção de Butch Vig e será lançado juntamente à série homônima, que trará o todo o processo de gravação do disco, contando também a história dos estúdios por onde o grupo passou.

Recentemente, Dave Grohl comentou a sonoridade do álbum: “Você vai reconhecer o Foo Fighters nesse disco, mas ainda assim se surpreenderá conosco. Estamos fazendo coisas que nunca fizemos antes”. Ele ainda acrescentou: “Ainda queria dizer que são apenas oito canções, mas acho que será nosso álbum mais longo porque, enquanto eu escrevia essas músicas, eu tive que ter uma aproximação ao cinema. Como se eu não pudesse escrever um jingle de três minutos e meio para a [rádio] KROQ e depois filmá-lo para encerrar um episódio sobre a história da música de Nova Orleans, sabe?”.

Acompanhante de luxo: as mais emblemáticas parcerias de Dave Grohl.

Sobre a série na HBO, ele afirmou: “A gente foi lá, começou a gravar, e eu sai pela cidade filmando e entrevistando o máximo de pessoas que pude. Fiz mais de 100 entrevistas. Ao fim da semana, peguei todas as minhas anotações, coloquei-as no chão, sentei com uma caneta e meu diário e reduzi todas essas histórias s uma música. Eu retirei elementos das experiências, anedotas e o ambiente das pessoas – é como uma reportagem. É ‘bungee jumping’ musical”.

Até o momento, duas músicas do novo disco já foram reveladas por completo. “The Feast and The Famine”, a mais recente delas, aposta em guitarras raivosas, como se transbordasse a energia roqueira de Washington DC, local em que foi gravada.

Ouça “The Feast and The Famine”:

Já “Something From Nothing” traz uma mensagem positiva e apresenta as já conhecidas inversões de tempo da canção usada pelo Foo Fighters, com refrães explosivos rodeados de versos banhados em águas calmas. Assista ao clipe da nova “Something From Nothing”.

Tracklist de Sonic Highways:

1. "Something From Nothing"

2. "The Feast and the Famine"

3. "Congregation"

4. "What Did I Do?/God As My Witness"

5. "Outside"

6. "In the Clear"

7. "Subterranean"

8. "I Am a River"