Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Nova faixa do Vampire Weekend conta com o brasileiro Mauro Refosco

Percussionista também toca na banda solo de Thom Yorke; "Horchata" é a primeiro single de Contra

Da redação Publicado em 06/10/2009, às 11h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<i>Contra</i>, novo do Vampire Weekend, sai em janeiro - Reprodução/site oficial
<i>Contra</i>, novo do Vampire Weekend, sai em janeiro - Reprodução/site oficial

O Vampire Weekend liberou para download gratuito "Horchata", a primeira faixa conhecida do disco Contra. Segundo trabalho de estúdio da banda fundada há três anos em Nova York, o álbum chega às lojas britânicas em 11 de janeiro, e um dia depois aos Estados Unidos.

Antes de soltar a faixa para os fãs, o grupo iniciou contagem regressiva no site IThinkUrAContra.

O que o novo single e a banda solo de Thom Yorke têm a ver? Um brasileiro. "O percussionista que toca várias coisas em 'Horchata' é um cara brasileiro chamado Mauro Refosco", o vocalista do VW, Ezra Koenig, explicou ao site da revista britânica NME. E ele jura que a conexão é acidental. "Acabamos de saber que ele se juntou à banda de [Thom] Yorke. Ele é um percussionista maravilhoso. Esteve na banda de David Byrne também."

Refosco é formado em percussão pela Manhattan School of Music. Típico expoente da cultura cosmopolita, ele, nascido em Joaçaba (Santa Catarina), viaja pelo mundo e relata suas viagens no blog Mundo Afora. Seus rastros musicais nos levam a Bebel Gilberto, David Byrne, The Lounge Lizards (grupo de jazz punk capitaneado pelo multiartista John Lurie) e a banda Forro in the Dark.

No single estreante de Contra, batem ponto características que remetem à sonoridade construída ao longo da (ainda breve) carreira da banda, como as influências globais e o uso de xilofones e cordas. Horchata, bebida típica do México, onde é conhecida como "água fresca", é um concentrado de arroz de aparência semelhante ao leite. "Sempre foi uma das minhas bebidas preferidas", contou Koenig.

Tracklist e arte do disco foram divulgadas em meados de setembro. Clique aqui para conferir.

Escute "Horchata":