Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Número de indicados ao Oscar de melhor filme será variável

Edição 2012 da premiação terá de cinco a dez concorrentes à categoria de melhor longa-metragem, em critério definido por votação de sócios da Academia

Da redação Publicado em 15/06/2011, às 19h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Daqui para frente, o número de indicados ao Oscar de melhor filme poderá variar - AP
Daqui para frente, o número de indicados ao Oscar de melhor filme poderá variar - AP

O Oscar poderá ter menos concorrentes na sua principal categoria. A partir da edição 2012, o número de candidatos a melhor filme será variável, podendo ter de cinco a dez candidatos. A decisão foi veiculada nesta quarta-feira, 15, pela Academia, responsável por organizar a festa, considerada a maior premiação do cinema mundial.

A mudança foi sugerida por Bruce Davis, diretor-executivo da Academia. "Estudos recentes indicaram que membros da Academia geralmente gostavam de mais do que cinco filmes. Uma indicação ao prêmio de melhor filme deve ser considerada um feito extraordinário. Se há apenas oito filmes dignos de estarem na categoria em determinado ano, não devemos nos sentir na necessidade de arredondar o número [para dez]", declarou Davis.

Desde a edição 2009, quando o Oscar aumentou seu número de cinco para dez concorrentes na categoria, houve uma repercussão no verdadeiro motivo deste fato ter acontecido. Para a Academia, foi uma forma de honrar as premiações ocorridas durante a década de 30, em que haviam sempre dez filmes disputando o prêmio de melhor longa-metragem. E para as produtoras, a chance de ver um de seus filmes na disputa era maior.

A festa do Oscar 2012 acontecerá no dia 26 de fevereiro. Será a 84ª edição da premiação, que tradicionalmente acontece no Kodak Theater, em Los Angeles.