Objetos raros dos Beatles serão leiloados esta semana

Entre os itens estão uma versão rara do disco Two Virgins e um vaso sanitário que pertenceu a John Lennon

Da redação Publicado em 23/08/2010, às 14h00

Itens dos Beatles serão leiloados em Liverpool
AP

Um vaso sanitário azul e branco de porcelana que pertenceu a John Lennon e alguns outros objetos que foram dos Beatles serão leiloados no próximo sábado, 28, durante a 33ª Convenção Anual dos Beatles, em Liverpool. A informação é do site do jornal The Telegraph.

O item, que foi tirado da casa do músico em Tittenhurst Park, onde ele morou entre 1969 e 1972, é apenas uma das recordações que estarão à venda. Também será leiloada uma cópia rara da versão mono de Two Virgins, álbum de capa polêmica, em que Lennon e sua mulher, Yoko Ono, estão nus. A expectativa é que sejam arrecadadas por volta de £ 2,5 mil (cerca de R$ 6,8 mil) pelo disco.

Stephen Bailey, organizador do leilão e especialista em Beatles, afirma ter visto apenas duas cópias dessa versão. Ele acredita que este é o disco solo mais raro de um beatle a ser leiloado. "Mesmo no fim dos anos 60, durante um período tão boêmio, a foto de um casal nu na capa de um álbum causou bastante escândalo. A versão estéreo vendeu relativamente poucas cópias em uma época em que qualquer um dos Beatles poderia vender centenas de milhares de discos", comentou Bailey.

Vai ser disputado também no leilão mais um objeto retirado da casa em Tittenhurst Park, uma gaita que pertenceu a Julian, filho de John. Tanto ela quanto o vaso sanitário estavam com o empreiteiro John Hancock, que recebeu os objetos das mãos de Lennon e os guardou por 40 anos, até a sua morte, recentemente.

O vaso foi dado quando Lennon instalou um novo e entregou o antigo para que Hancock usasse de floreira. Já a gaita, Hancock ganhou porque Julian estava enlouquecendo o pai com o instrumento.

Autógrafos, uma foto de Paul McCartney aos 21 anos e ingressos de shows também farão parte do leilão.