Oscar: quem será premiado?

Cada um em seu maior papel na carreira, Mickey Rourke e Sean Penn são a grande disputa deste domingo

Por Peter Travers Publicado em 22/02/2009, às 12h29

Do meu ponto de vista, a disputa por prêmio de melhor ator em papel principal - e briga mais acirrada deste domingo - fica entre Sean Penn e Mickey Rourke. Desculpem-me os outros três concorrentes:

- Frank Langella, por Frost/Nixon

- Richard Jenkins, por O Visitante

-Brad Pitt, por O Curioso Caso de Benjamin Button

Analisemos as apostas:

Mickey Rourke vai vencer por O Lutador

Bom motivo para apostar nele: O retornado Rourke está no papel de sua carreira como um "pedaço de carne detonado" que não está preparado para se recompor. Rourke tem sido bastante honesto sobre a semelhnça entre a cagada que intepreta no cinema e as cagadas que faz (ou fez) na vida. Como os eleitores do Oscar resistem a isso?

Motivo idiota para não apostar nele: Rourke está praticamente interpretando a si.

Sean Penn vai vencer por Milk

Bom motivo para apostar nele: Ao interpretar o ativista gay Harvey Milk, Sean Penn desaparece numa interpretação que lembra o trabalho de um virtuoso. Não se trata de mais uma de suas grandes performances. Esta pode ser a grande interpretação de sua carreira.

Motivo idiota para deixar de apostar nele: Penn já tem um Oscar, de cinco anos atrás, por Sobre Meninos e Lobos. Ele terá outros grandes papéis, enquanto Rourke, provavelmente, não.

Melhor aposta: Rourke vem ganhando fôlego nos últimos dias e seu papel se engrandece. Mas o trabalho de Sean Penn está no meu coração. São duas performances brilhantes. Então, pergunto, por que não um empate? A Academia já fez isso em dois momentos. Em 1969, Barbra Streisand (Funny Girl, a Garota Genial) e Katharine Hepburn (O Leão No Inverno) empataram. E outra vez, lá atrás, em 1932, Wallace Beery, por O Campeão, interpretanto um boxeador tão ferrado quanto o lutador de Rourke, dividiu a glória com Fredric March, que interpretou sua própria transformação em O Médico e o Monstro. O empate entre Sean Penn e Mickey Rourke me parece ainda mais embasado do que os dois citados acima. O que você acha?

Comente abaixo ou vote em nossa enquete

Leia a opinião de Peter Travers sobre a disputa entre indicadas a melhor atriz em papel principal.