Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Pablo Neruda foi envenenado, diz painel de cientistas

Novos estudos contrariam causa da morte de Pablo Neruda divulgada anteriormente

Dimitrius Vlahos Publicado em 14/02/2023, às 17h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pablo Neruda (Foto: Wiki Commons)
Pablo Neruda (Foto: Wiki Commons)

Um novo estudo foi realizado para averiguar qual foi a real causa da morte de Pablo Neruda. O poeta chileno morreu em 1973 e, diferente do que indica o atestado de óbito, câncer de próstata pode não ter sido a causa.

Conforme anunciado pelo sobrinho de Neruda (via O Globo), Rodolfo Reyes, novo painel de cientistas dedicados a estudarem o caso indica que o escritor foi envenenado com clostridium botulinum, resultando em sua morte apenas dois anos após conquistar o Nobel de Literatura. A bactéria estava presente no dente de Pablo, conforme constatado em exumação realizada em 2017.

+++ LEIA MAIS: Shakespeare era 'inquestionavelmente bissexual', revelam pesquisadores

Encontramos a bala que matou Neruda e estava em seu corpo. Quem disparou? Descobriremos em breve, mas não há dúvida de que Neruda foi morto por intervenção direta de terceiros," Reyes afirmou a Efe.

O poeta morreu no dia 23 de setembro de 1973 em Santiago, no Chile. Investigação da Justiça local acontece desde 2011, quando descartaram causa citada no atestado de óbito. No entanto, a hipótese de câncer voltou a ganhar força em 2013, com outro painel de estudos.

O resultado oficial da análise feita por cientistas da Universidade McMaster (Canadá) e da Universidade de Copenhagen (Dinamarca) deve ser divulgado nesta quarta, 15. Segundo os pesquisadores, a bactéria não chegou ao corpo de Neruda após ele ser enterrado.