Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Para Christopher Nolan, J. Robert Oppenheimer é 'a pessoa mais importante que já viveu'

J. Robert Oppenheimer é considerado o criador da bomba atômica

Redação Publicado em 25/07/2023, às 17h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Christopher Nolan (Foto: Getty Images)
Christopher Nolan (Foto: Getty Images)

Para Christopher Nolan, J. Robert Oppenheimer é a pessoa mais importante que já viveu. A declaração do diretor veio em entrevista a revista Time. Seu novo filme Oppenheimer chegou este mês nos cinemas e traz a história do "pai da bomba atômica"

"O que eu queria fazer era levar o público para a mente e a experiência de uma pessoa que se sentou no centro absoluto da maior mudança da história", disse Nolan.

+++LEIA MAIS: Além de Barbie vs Oppenheimer: 10 filmes grandes que lançaram no mesmo dia [LISTA]

Goste ou não, J. Robert Oppenheimer é a pessoa mais importante que já viveu. Ele fez o mundo em que vivemos, para o melhor ou para o pior".

Quem foi Oppenheimer?

Julius Robert Oppenheimer nasceu na cidade de Nova Iorque, em 1904. Era filho de um importador de tecidos bem-sucedido, com origem judaica e alemã. Cursou química na Universidade de Harvard, e física na Universidade de Cambridge e na Universidade Göttingen, concluindo os estudos em 1927.

Cillian Murphy interpreta Oppenheimer no novo filme de Nolan (Divulgação)
Cillian Murphy interpreta Oppenheimer no novo filme de Nolan (Divulgação)

O que foi o Projeto Manhattan?

Como um físico teórico renomado, Oppenheimer foi convidado para participar do Projeto Manhattan. Pouco antes do ínicio da Segunda Guerra Mundial, ainda em agosto de 1939, o então presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt recebeu uma carta com tom de alarde. O recado foi assinado por Leó Szilárd e nada mais, nada menos, do que Albert Einstein. Os físicos escreveram no documento, que ficou conhecido como carta Einstein-Szilárd, sobre um suposto plano da Alemanha para desenvolver uma bomba nuclear. Anos depois, em 1942, o Projeto Manhattan teve início, com o objetivo de obter a tecnologia antes do país europeu.

Albert Einstein e Oppenheimer (Domínio Público)
Albert Einstein e Oppenheimer (Domínio Público)

Hiroshima e Nagasaki

Oppenheimer se tornou um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da bomba atômica. Depois de um teste na operação nomeada "Trinity", em 16 de julho de 1945, o potencial da arma foi comprovado. Nos dias 6 e 9 de agosto daquele mesmo ano, as cidades Hiroshima e Nagasaki, no Japão, foram bombardeadas como retaliação pelo bombardeio a Pearl Harbor, base dos Estados Unidos. Estima-se que mais de 100 mil pessoas morreram. O físico, no entanto, reconheceu seu papel diante da tragédia:

Agora eu me tornei a Morte, a destruidora de mundos.

Morte

Julius desaprovou a decisão tomada pelo governo norte-americano, passou a defender o controle atômico, e virou alvo do FBI. Ele se mudou para as Ilhas Virgens e morreu em decorrência de um câncer na laringe, aos 62 anos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!