Paul McCartney no time indie

Projeto Indie On The Run apresenta faixas compostas pelo ex-beatle em versões de bandas independentes brasileiras; ouça áudio exclusivo de Paul mandando "oi" aos indies de São Paulo

Por Patrícia Colombo Publicado em 18/11/2010, às 15h46

Indie On The Run, projeto do Rock 'n' Beats, traz faixas de Paul McCartney em versões de bandas independentes nacionais
Reprodução

Ídolo da maioria que se diz apaixonada por rock, Paul McCartney retorna ao Brasil (após ter se apresentado em Porto Alegre em 7 de novembro; clique aqui para saber como foi o show) neste fim de semana para dois shows no estádio do Morumbi, em São Paulo, nos dias 21 e 22. Em uma homenagem aproveitando o timing da vinda do ex-beatle, a equipe do site Rock 'n' Beats resolveu convocar bandas independentes para celebrar o trabalho deste que é um dos mais notórios artistas da história da música.

Leia um trecho da nossa entrevista exclusiva com Paul McCartney, capa da edição 50, novembro/2010.

Intitulado Indie On The Run, uma alusão ao nome do clássico álbum do Wings, Band On The Run (1973), o projeto, desenvolvido há duas semanas, consiste em versões de grupos nacionais para composições de Paul McCartney - em qualquer fase de sua carreira. "Na nossa reunião de pauta para o site surgiu a ideia", conta Paulo Passini Junior, idealizador do Rock 'n' Beats. "Mandamos e-mails para 25 bandas com as quais a gente já trabalhou, já que somos também uma produtora, e todos se empolgaram. E em uma semana e meia começaram a chegar as gravações para a gente."

Como Passini explica acima, os registros foram feitos pelos próprios grupos e enviados à equipe. Integram o Indie On The Run nomes como Tulipa Ruiz, Apanhador Só, Vivendo do Ócio, The Name, Monique Maion, Sabonetes, Instiga, Seychelles e Chuck Hipolitho. Dos 25 artistas convocados, apenas três não conseguiram mandar o material a tempo, entre eles Nevilton e Lulina.

No repertório, o público poderá encontrar clássicos como "Coming Up", "Good Day Sunshine", "You Won't See Me", "I'm Looking Through You" e "Say Say Say". As faixas estão disponíveis na web em streaming e para download na página do Rock 'n' Beats.

"Não pretendemos lançar em CD porque não confiamos muito nesse tipo de mercado, nessa lógica. A gente acha que está tudo na internet", diz Passini. "Nosso interesse com isso não são os fins comerciais, queremos apenas que Paul e que as pessoas ouçam a homenagem." E, ao que parece, o grupo está cada vez mais próximo de atingir os ouvidos do ídolo. Com a repercussão do Indie On The Run, o trabalho da equipe e dos músicos brasileiros chegou ao conhecimento do guitarrista do Brian Ray, que integra a banda de Paul McCartney naUp and Coming Tour. "Ótimo blog sobre nós!", escreveu Ray no Twitter. "Ouçam as vozes no Brasil, onde ainda há grande paixão pela boa música." Satisfeita com a postura do guitarrista, a equipe do Rock 'n' Beats respondeu pedindo para que o trabalho fosse encaminhado a Paul.

O lançamento oficial do projeto aconteceu nesta quarta, 17, e até o momento, segundo dados oficiais, foram realizados 10 mil plays nas faixas e cerca de dois mil downloads. Vale comentar que é bem provável que sir Paul McCartney vá gostar do resultado da homenagem feita pelo time de nomes independentes da cena nacional. Em entrevista a Paulo Terron, editor da Rolling Stone Brasil, o ex-beatle se mostrou surpreso ao saber da admiração dos indies brasileiros. "Sério mesmo? Nossa, isso é incrível, cara! Muito legal! Fantástico!", disse. Ao final da conversa, espontaneamente mandou o recado que você escuta abaixo:

Abaixo, escute a coletânea Indie On The Run:

Indie on the Run - coletânea Rock 'n' Beats by indieontherun