Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Paul McCartney vai recuperar direitos sobre músicas dos Beatles

Lei garante ao compositor direitos de canções 56 anos após lançamento

Redação Publicado em 16/08/2013, às 13h14 - Atualizado às 16h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney - AP
Paul McCartney - AP

Paul McCartney, 71, vai recuperar os direitos sobre alguns de seus principais sucessos ao lados dos Beatles, segundo noticiou o site do jornal britânico Daily Mail.

Por que o sonho acabou: os bastidores da saga dos Beatles – e as forças que esfacelaram a maior banda de todos os tempos.

O catálogo de sucessos foi adquirido por Michael Jackson em 1985 e, em 2005, a Sony pagou a fortuna de US$ 95 milhões por 50% dos direitos sobre as canções. Mas uma lei de regulamentação deste quesito vai garantir a McCartney a recuperação de direitos sobre suas próprias composições a partir de 2018.

Em 2010, de passagem pelo Brasil, Paul McCartney falou com exclusividade à Rolling Stone sobre passado, presente e futuro.

Isto porque a lei de Direitos Autorais garante ao compositor o usufruto de suas músicas depois que se passaram 56 anos desde que foram lançadas. Os Beatles começaram a gravar um sucesso depois do outro a partir de outubro de 1962, quando lançaram “Love Me Do”, o primeiro single da banda.

Os 50 anos de "Love Me Do".

A questão incomodou McCartney durante as últimas décadas e ele já revelou em entrevista o desconforto em ter que pagar para tocar músicas como “Hey Jude”. A questão inclusive abalou a relação entre ele e Michael Jackson, que no início dos anos 80 chegaram a fazer juntos composições como “The Girl is Mine”.