Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pearl Jam mostra música, revela título e arte de novo álbum

Faixa de Backspacer foi apresentada na estreia do Tonight Show With Conan O'Brien; capa trará um torso humano despedaçado em duas partes

Da redação Publicado em 02/06/2009, às 19h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O Pearl Jam, banda convidada para a primeira edição do Tonight Show sob comando de Conan O'Brien, divulgou detalhes do novo disco durante o programa. Antes de a banda de Seattle entrar no ar, na segunda, 1°, o apresentador anunciou "a estreia mundial da faixa do próximo álbum [do PJ]", batizado Backspacer - a faixa chama-se "Get Some". Você assiste à performance da banda no site oficial do programa.

O'Brien convocou Eddie Vedder e cia. para sua estreia no programa da rede norte-americana NBC - até a semana passada, o talk-show era pilotado por Jay Leno. Antes disso, o novato na emissora apresentava, para a concorrente CBS, o Late Show, que teve o White Stripes em sua edição-saideira, em fevereiro.

No programa de segunda, O'Brien aproveitou para mostrar um esboço da capa do nono álbum de estúdio da banda. Responsável pela arte, Tom Tomorrow, em seu site oficial, disse que está finalmente livre para mencionar o assunto - mas sem poder entrar em detalhes. Em post intitulado "agora pode ser (parcialmente) contado", o artista revela que o trabalho lhe tomou boa parte dos últimos meses. Faz, ainda, um adendo: "A imagem que Conan segurou hoje [ontem] era apenas apenas parte de um todo melhor - não era a versão final da capa." Em seguida, vem o balde d'água fria. "Isso provavelmente é o máximo que posso revelar a esta altura."

O autor da tira em quadrinhos This Modern World, publicada em diversos jornais dos EUA e Canadá, elaborou para o PJ um desenho com um corpo humano dividido em dois - uma das metades expõe o interior do homem, como crânio e coração.

A revista Billboard confirmou, na segunda, 1°, que o Pearl Jam vai distribuir o álbum por meio de parcerias estratégicas - inclusive com a rede varejista Target, para quem o grupo teria gravado um comercial apoteótico, sob direção de Cameron Crowe (Quase Famosos). A tática busca compensar o desligamento com a J Records, subsidiária da Sony BMG. A empresária do grupo, Kelly Curtis, afirmou que os músicos também estão perto de fechar contrato com um revendedor online, companhias de games e celulares e uma rede de varejistas do mercado indie.

O título de Backspacer veio de uma tartaruga marinha - o PJ foi uma das bandas patrocinadoras da Great Turtle Race, uma corrida virtual de tartarugas marinhas, realizada no fim de abril. A aposta do grupo, um gorducho exemplar de 375 kg, chegou em primeiro lugar, após percurso de duas semanas pelas águas que ligam Canadá e Caribe. O R.E.M., com o mascote Nightswimmer, também apoiou o torneio organizado pelo Conservation International, em prol da preservação da espécie.