Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Pearl Jam tem planos para sobras de Backspacer

Faixas que ficaram de fora para obter álbum mais conciso "podem virar algo em torno de seis meses", disse o guitarrista Mike McCready

Da redação Publicado em 21/09/2009, às 16h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O Pearl Jam vai liberar sobras de Backspacer, seu nono álbum de estúdio - a banda de Seattle só não especificou o formato. "Ainda temos músicas (...) que podem virar algo em torno de seis meses", afirmou o guitarrista Mike McCready à MTV norte-americana.

"Tínhamos de 17 a 20 ideias rolando para esse projeto, e quando chegamos a 11 faixas, o [produtor] Brendan [O'Brien] e Ed [Vedder] sentaram e disseram, 'isso nos soa como um álbum muito bom!'"

O músico afirmou que, de fato, os planos para Backspacer - que chegou às prateleiras dos EUA no domingo, 20, e foi liberado para streaming dias antes - previam disco mais conciso, tanto no número como na duração das faixas. "Retoma nossos álbuns favoritos", explicou, em referência a Rocks (nove faixas), do Aerosmith, e "todos os álbuns do Van Halen, com oito ou nove canções".

O recorde do Pearl Jam é Riot Act (2002), com 15 músicas. Já os quase oito minutos de "All Those Yesterdays", do Yield (1998), marcam a faixa mais longa de um álbum de estúdio - deixando de fora, naturalmente, as jams que a banda faz durante shows. A média de Backspacer é de três minutos por faixa.

McCready avaliou o desempenho da banda no novo trabalho: "Stone [Gossard, guitarrista] vinha falando sobre ter um álbum que fosse menor e mais conciso, e acho que conseguimos isso".