Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pearl Jam toca música inédita em show privado

Apresentação, registrada em vídeo pelo cineasta Cameron Crowe, pode ser parte de campanha publicitária para gigante do varejo

Da redação Publicado em 01/06/2009, às 14h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O Pearl Jam teria cedido uma música inédita para campanha publicitária da rede varejista Target, informou o blog Antiquiet. A faixa, que na internet vem sendo chamada de "The Fixer" ou "Something's Going On", foi tocada diversas vezes pela banda na Showbox, em Seattle, em show privado para cerca de 300 pessoas, no início da semana passada. A apresentação faria parte de um comercial, dirigido por ninguém menos que Cameron Crowe (Quase Famosos). Clique aqui para ouvir um trecho da música, captado por um dos supostos figurantes.

O que está confirmado, por ora, é o documentário sobre a banda que Crowe vai dirigir, conforme informou o guitarrista Mike McCready, em abril, em um programa de rádio. A parceria não é inédita. Em 1991, o cineasta convocou a banda para participar da trilha sonora de Vida de Solteiro, que teve participações especiais dos integrantes Eddie Vedder e Jeff Ament. Sete anos depois, o diretor de Tudo Acontece em Elizabethtown assumiu o cargo de produtor executivo do doc Pearl Jam: Single Video Theory.

Se a campanha publicitária se confirmar, será uma surpresa para os fãs - no passado, o PJ tornou-se conhecido por adotar postura indie ao virar as costas para grandes marcas.

O último álbum de inéditas da banda saiu há três anos, pelo J Records - o selo, do produtor Clive Davis, é integrado a uma grande gravadora, a Sony BMG Records. Em fevereiro, antes da suposta aliança com a Target - que distribuiria a cópia física do novo disco em caráter exclusivo -, a banda planejava lançar o nono álbum de estúdio em formato independente.

Os 300 figurantes contratados para o vídeo não têm ligação com grupos de fãs da banda. Em post de um blog que, horas depois, teve sua conta misteriosamente deletada, o blogueiro Keenan Dowers relatou que recebeu uma estranha convocação em sua caixa de email, "sobre ser um extra para um 'concerto de rock' filmado". "Nós fomos avisados de que ficaríamos bem felizes com a banda e seríamos bem recompensados. Imaginei que tinha de ser algo horrível, como uma banda de rock cristão recentemente reunida (...)".

Nesta segunda, 1°, um público bem maior terá a chance de ouvir Eddie Vedder e cia. - a banda se apresenta no programa Tonight Show With Conan O'Brien.