PJ Harvey vence o Mercury Prize

Cantora ganhou pelo disco Let England Shake na última terça, 6, e se tornou a primeira artista a levar o prêmio duas vezes

Redação Publicado em 07/09/2011, às 11h59 - Atualizado às 14h43

PJ Harvey
AP

A cantora PJ Harvey foi a vencedora do Mercury Prize, premiação britânica realizada na última terça, 6. Seu disco Let England Shake superou nomes badalados como 21, de Adele, e foi premiado, fazendo com que PJ Harvey entrasse para a história como a primeira artista a ganhar o Mercury Prize duas vezes.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil - na íntegra e gratuitamente!

O Mercury Prize, diferente de outras premiações, se baseia apenas na análise do melhor disco do Reino Unido. Surgido em 1992, a primeira vez que PJ Harvey ganhou o prêmio foi em 2001, com Stories from the City, Stories from the Sea. Um cheque de 20 mil libras (cerca de R$ 52 mil) foi entregue à cantora, na edição deste ano.

Let England Shake teve sua inspiração nos horrores da guerra. "Ao mesmo tempo, eu estava tentando escrever sobre a condição humana. As músicas no álbum falam de situações com as quais todos nós podemos nos identificar", contou Harvey à Rolling Stone Brasil em entrevista no mês de julho. Leia a íntegra nos links abaixo.