Políticos gostam de música

Candidatos à presidência norte-americana ouvem clássicos do rock e rap contemporâneo

Da redação Publicado em 26/06/2008, às 17h03

Barack Obama: fã de Dylan, Bruce Springsteen e Rolling Stones
Peter Yang

O lançamento da edição desta quinzena da Rolling Stone EUA, com Barack Obama na capa, colocou em pauta na imprensa uma faceta pouco discutida dos políticos: seus gostos musicais.

Em entrevista ao publisher da RS EUA, o candidato democrata afirmou gostar muito de Bruce Springsteen, Jay-Z e Bob Dylan: "Tenho provavelmente umas trinta músicas do Dylan no meu iPod. Na verdade, devo ter o Blood on Tracks inteiro nele."

Obama ainda disse que sua música favorita em períodos eleitorais é "Maggie's Farm", de Dylan, e explicou: "ela fala comigo enquanto eu ouço a retórica política de alguns".

O candidato, que recebeu apoio público de Dylan e Springsteen, contou que cresceu ouvindo música black e rock. Artistas como Miles Davis, Earth, Wind and Fire e Elton John fazem a cabeça de Obama até hoje. O senador ainda considera Steve Wonder seu maior herói da música, e acredita que "Gimme Shelter" é a melhor canção dos Rolling Stones.

Já o candidato republicano John McCain, em entrevista ao jornal St Paul Pioneer-Press, explicou que ouve músicas dos anos 50 e 60, período anterior a sua captura no Vietnã.

Porém, McCain se disse fã do rapper Usher, que conheceu por indicação de sua filha, e também dos suecos do ABBA. McCain inclusive ouve "Take on Me" antes de fazer seus discursos.