Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Provedor vai banir piratas

Serviço britânico avisa para usuário não baixar arquivos ilegais duas vezes; na terceira, é expulsão

Da redação Publicado em 06/07/2008, às 11h35 - Atualizado em 07/07/2008, às 10h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O provedor britânico Virgin Media mandou nesta semana cartas de aviso para 800 de seus contratantes que baixam arquivos piratas na internet. Os usuários que continuarem a praticar o crime ainda receberão mais um aviso antes de terem sua conexão derrubada pela companhia.

A ação é feita em parceria com a BPI (British Phonographic Industry), orgão que regula a produção e comercialização de músicas no Reino Unido. Em entrevista à BBC, um representante da BPI afirmou que outras milhares de cartas serão enviadas.

A Virgin foi o único provedor britânico a concordar em trabalhar com a BPI nesta investida contra a pirataria no país. Outras três companhias de internet, BT, Tiscali e Orange, foram assediadas pela BPI para ficar do lado da campanha, mas não seguiram em frente.

No começo de 2008, durante uma conferência sobre música em Cannes, o empresário do U2 Paul McGuinness pediu que os provedores desligassem os internautas piratas. A investida da Virgin foi a primeira desde então. Desde março, o Japão estuda seguir a mesma estratégia de redução da pirataria entre seus usuários.