Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

R.E.M. prepara curtas para as faixas de Collapse Into Now

O ator James Franco e a artista e cineasta Sam Taylor-Wood estão entre os diretores

Da redação Publicado em 03/03/2011, às 15h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Projeto de vídeos do R.E.M. para o álbum <i>Collapse Into Now</i> foi curado pelo vocalista Michael Stipe (foto) - AP
Projeto de vídeos do R.E.M. para o álbum <i>Collapse Into Now</i> foi curado pelo vocalista Michael Stipe (foto) - AP

O site do semanário britânico NME divulgou na última quarta, 3, que o R.E.M. lançará um curta para cada faixa do álbum Collapse Into Now. A banda contratou pessoas como o ator James Franco, o documentarista Albert Maysles (Gimme Shelter), a artista e cineasta Sam Taylor-Wood (O Garoto de Liverpool) e o próprio vocalista Michael Stipe para dirigir os clipes, que serão exibidos na televisão e na internet nas próximas semanas.

Intitulada Collapse Into Now Film Project, a iniciativa tem curadoria do próprio Stipe. A intenção é fazer filmes que acompanhem a tracklist do álbum, como videoclipes, mas com um formato diferenciado.

"Foi uma maneira de apresentar a ideia de um álbum em 2011, além da ideia que o fã de música tem de um álbum de 20 anos atrás", esclareceu o frontman. "Do jeito que a tecnologia está, no momento, é possível apresentar algo da forma que quisermos. Eu basicamente quis explorar a ideia de o que é um álbum e como o apresentamos diante de tudo que temos disponível. Eu gosto das oportunidades que o século 21 proporcionou para mostrarmos um trabalho de maneira diferente."

Stipe ainda explicou que escolheu pessoas com quem gostaria muito de trabalhar, na hora de selecionar quem desenvolveria qual clipe. Optou por artistas aos quais sabia que poderia dar total liberdade de criar. "Em muitas ocasiões eu fiquei surpreso e em muitas outras, consegui o que queria. O que queria não era o mais importante, contudo, o que era importante era confiar aos diretores algo tão precioso quanto uma faixa totalmente nova."

Veja abaixo a tracklist e os diretores dos vídeos de cada faixa:

1- "Discoverer" (Michael and Lynda Stipe)

2- "All The Best" (James Herbert)

3- "Uberlin" (Sam Taylor Wood)

4- "Oh My Heart" (Jem Cohen)

5- "It Happened Today" (Tom Gilroy)

6- "Every Day Is Yours To Win" (Jim McKay, Chris Moukarbel and Valerie Veatch)

7- "Mine Smell Like Honey" (Dominic DeJoseph)

8- "Walk It Back" (Sophie Calle)

9- "Alligator_Aviator_ Antipilot_ Antimatter" (Lance Bangs)

10- "That Someone Is You" (James Franco)

11- "Me, Marlon Brando, Marlon Brando And I" (Albert Maysles and Bradley Kaplan)

12- "Blue" (James Franco)

Collapse Into Now, produzido por Jacknife Lee (que já trabalhou com o grupo em Live at The Olympia e Accelerate), foi gravado majoritariamente em Berlim, Alemanha, antes de ser finalizado nos Estados Unidos. Eddie Vedder, Peaches e Patti Smith fizeram participações especiais. O trabalho chega às lojas na próxima segunda, 7, (um dia depois, em território norte-americano).