Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival chega à décima primeira edição

Cinco dias de festival contam com 29 shows gratuitos em quatro palcos em mais de 60 horas de música

Antônio do Amaral Rocha Publicado em 29/05/2013, às 19h53 - Atualizado às 20h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Scott Henderson - Reprodução/ Site oficial
Scott Henderson - Reprodução/ Site oficial

O balneário fluminense de Rio das Ostras sedia, até domingo, 2 de junho, a décima primeira edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Os shows são gratuitos e acontecerão em quatro palcos da cidade: Praça São Pedro, Lagoa de Iriry, Tartaruga, e Costazul.

O line-up da edição 2013 conta com Stanley Clarke Band, Christian Scott, Scott Henderson Trio (foto), Lucky Peterson com Tamara Peterson, John Primer & The Real Deal Blues Band, Vernon Reid & Masque com Maya Azucena, Victor Wooten Band, Will Calhoun Ensemble com Donald Harrison, Léo Gandelman com Charlie Hunter, Diego Figueiredo, Arthur Maia, Lancaster, Orquestra Kuarup e Tributo a Celso Blues Boy.

A abertura do festival aconteceu nesta tarde na Praça José Pereira Câmara, no centro de Rio das Ostras, com a apresentação da Orquestra BYU Synthesis, ganhadora do prêmio de melhor orquestra de universidade dos Estados Unidos, promovido pela revista Downbeat em 2013.

Durante o festival, o público também poderá ouvir o som da Orleans Street Jazz Band, street band de jazz tradicional e de dixieland, que tocará nos intervalos dos shows e nas ruas da cidade.

O Rio das Ostras Jazz e Blues Festival é uma mistura de estilos e tendências musicais, apresentando um importante painel do blues e do jazz no Brasil e no exterior. O evento figura no ranking da Downbeat como um dos dez maiores festivais de jazz e blues gratuitos do mundo, sendo o maior da América Latina.

Nas dez edições passadas do Rio das Ostras Jazz & Blues passaram grandes músicos, entre eles John Mayall & Bluesbreakers, Stanley Jordan, Mike Stern, Wagner Tiso, Celso Blues Boy e Naná Vasconcelos.

Palcos

Cidade do Jazz e do Blues - Praia de Costazul, com shows a partir das 20h

A infraestrutura de Costazul conta, além do palco principal, com uma praça de alimentação com 25 restaurantes e bares. No mesmo local há a Casa do Jazz e do Blues, com exposição de fotos e biografias dos artistas mais importantes dos gêneros. A Cidade do Jazz e do Blues fica no antigo camping de Rio das Ostras e estará aberta ao público diariamente no horário dos shows.

Praia da Tartaruga - show às 17h15min

A Praia da Tartaruga abriga o palco mais charmoso do festival, em uma pequena enseada situada entre as praias do Abricó e Praia do Bosque. Na Tartaruga o público assiste aos shows sob o pôr do sol. O palco é montado sobre uma pedra que, literalmente, invade o mar.

Lagoa de Iriry - show às 14h15min

No palco da Lagoa de Iriry, o público está lado a lado com o artista em um anfiteatro circundado por vegetação típica de restinga. A Lagoa de Iriry fica no Jardim Bela Vista, em Costazul.

Concha Acústica da Praça de São Pedro - show às 11h15min

Palco criado para a apresentação de novos talentos do jazz e do blues. Fica no centro de Rio das Ostras, ao ar livre e em frente ao mar.

Programação

Dia 29/5, quarta-feira, abertura

17h, palco da Praça José Pereira Câmara: BYU Synthesis.

20h, palco Costazul: Orquestra Kuarup, Lancaster, John Primer & The Real Deal Blues Band.

Dia 30/5, quinta-feira

11h15min, palco da Praça São Pedro: Gean Pierre.

14h15min, palco da Lagoa de Iriry: John Primer & The Real Deal Blues Band.

17h15min, palco da Tartaruga: Stanley Clarke Band.

20h, palco Costazul: BYU Synthesis, Diego Figueiredo, Léo Gandelman com Charlie Hunter, Tributo a Celso Blues Boy.

Dia 31/5, sexta-feira

11h15min, palco da Praça São Pedro: Mauro Hector.

14h15min, palco da Lagoa de Iriry: Lucky Peterson com Tamara Peterson.

17h15min, palco da Tartaruga: Victor Wooten Band.

20h, palco Costazul: Arthur Maia, Christian Scott, Vernon Reid & Masque com Maya Azucena, Stanley Clarke Band.

Dia 1/6, sábado

11h15min, palco da Praça São Pedro: Vagner Faria.

14h15, palco da Lagoa de Iriry: Léo Gandelman com Charlie Hunter.

17h15min, palco da Tartaruga: Christian Scott.

20h, Palco Costazul: Will Calhoun Ensemble com Donald Harrison, Scott Henderson Trio, Victor Wooten Band, Lucky Peterson com Tamara Peterson.

Dia 2/6, domingo

11h15min, palco da Praça São Pedro: Fernando Vidal Trio.

14h15min, palco da Lagoa de Iriry: Scott Henderson Trio.

17h15min, palco da Tartaruga (encerramento): Vernon Reid & Masque com Maya Azucena.