Rock in Rio 2015: portugueses do Moonspell tocam metal gótico sob sol carioca

Vocalista do Sepultura, Derrick Green participou cantando “Territory” e “Roots Bloody Roots”, da banda brasileira

Redação Publicado em 25/09/2015, às 17h32 - Atualizado às 19h26

A banda portuguesa Moonspell, em show no palco Sunset que teve participação do vocalista do Sepultura, Derrick Green

Ver Galeria
(2 imagens)

As roupas pretas e melodias sombrias deram o tom da apresentação da banda portuguesa Moonspell no palco Sunset, nesta sexta-feira, 25, de Rock in Rio 2015. O grupo mostrou músicas da carreira de mais 20 anos e ainda contou com a participação de Derrick Green – vocalista do Sepultura – em algumas performances, incluindo canções da banda brasileira.

Formado em 1994, o Moonspell é uma das bandas de metal mais conhecidas de Portugal, apesar de não ter tanto reconhecimento no Brasil. Cantando inglês, eles deram início ao show com “Breathe (Until We Are No More)”, seguindo depois com a nova “Extinct” – faixa-título do décimo álbum do grupo, lançado este ano –, que já contou com a primeira participação de Green.

Com um som baseado em teclados harmônicos e guitarras sujas, o Moonspell é conhecido pelo estilo gótico, com temas e letras sombrios, evocando uma estética de terror. “Vamos viajar até 1997, o disco se chamava Irreligious”, sugeriu o vocalista Fernando Ribeiro, falando devagar para não deixar o sotaque atrapalhar, antes de gritar o nome da faixa seguinte: “Opium”.

O Moonspell ainda recebeu Derrick Green mais uma vez no palco, para uma performance de “Em Nome do Medo” (com o norte-americano cantando em português) e duas da “melhor banda do Brasil”, segundo Ribeiro. A melodia deu lugar ao thrash do Sepultura, com Green e o português dividindo os vocais nas clássicas “Territory” e “Roots Bloody Roots”.

“E eu pensava que não tínhamos fãs aqui”, disse o vocalista, logo depois da dramática apresentação de “Vampiria”. “Mas eu estava enganado”. Os portugueses comemoraram os 20 anos do primeiro álbum, Wolfheart e encerraram o show no palco Sunset com muitos agradecimentos e a performance derradeira de “FullMoon Madness”.

O quinto dia de Rock in Rio 2015 segue com o show de Nightwish e Steve Vai, no palco Sunset, Bula, na Rock Street, e De La Tierra, Mastodon, Faith No More e Slipknot encerrando a sexta-feira, 25.

Veja os shows que ainda restam no dia 25 de setembro (sexta-feira)

17h30: Maurício Baia (Rock Street)

18h: Nightwish (Palco Sunset)

19h: De La Tierra (Palco Mundo)

20h: Bula (Rock Street)

20h: Steve Vai + Camerata Florianópolis (Palco Sunset)

21h: Mastodon (Palco Mundo)

22h30: Faith No More (Palco Mundo)

23h59: Slipknot (Palco Mundo)