Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Roteiro de Nick Cave para sequência de Gladiador aparece na rede

Músico australiano havia escrito história a pedido de Ridley Scott e Russell Crowe, diretor e protagonista; saga traz de volta à vida o general Maximus, que viraria imortal e chegaria a trabalhar no Pentágono

Da redação Publicado em 06/05/2009, às 14h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Vazou na internet o roteiro escrito, anos atrás, por Nick Cave para a sequência de Gladiador, épico ganhador de cinco Oscar, inclusive de melhor filme e ator. Bolada a convite de Ridley Scott, o diretor, e Russell Crowe, astro da fita, e rejeitada na época, a ideia do músico australiano para dar continuidade à saga do general Maximus (Crowe) driblou de forma mirabolante a morte do protagonista.

Segundo o blog Gone Elsewhere, o enredo leva o protagonista a se encontrar, em sua pós-vida, com deuses romanos, que o dotam com a imortalidade - um castigo, na verdade, que o transformaria em guerreiro das divindades até o fim dos tempos. Entre as peripécias do roteiro, o general reencarna, se reúne com o filho (também morto na produção original), defende os primeiros cristãos, pilota tanques na Segunda Guerra Mundial, luta em batalha no Vietnã, aparece trabalhando no Pentágono nos dias presentes e, mais para frente, chega a pilotar uma nave espacial.

Ao site UGO.com, Scott explicou por que o roteiro não foi tocado adiante. "Nós tentamos (fazer a sequência). Russell não queria largar mão (do roteiro), obviamente, porque funcionou muito bem. Quer dizer, quando digo 'funcionou muito bem', não me refiro a sucesso. Como história funciona muito bem. Como contador de histórias, ele (Cave) é brilhante. Acredito que ele tenha apreciado fazê-lo, e acho que foi uma daquelas coisas que ele pensou, 'bom, talvez possa ser uma continuação na qual eu possa ajustar a fantasia e puxá-lo de volta dos mortos'."

Na época, Crowe declarou, em entrevista à revista Empire, que por um tempo ele e o diretor consideraram seriamente rodar a produção. "No começo, eu era bastante cínico a respeito de uma sequência, mas me acostumei ao conceito. Tivemos outras ideias também, em que saíamos do metafísico e reconhecemos o fato de que Maximus está morto", disse, rindo à última constatação. "Nick Cave, na verdade, escreveu um roteiro para nós. Ele é um escritor excelente, cara. Por um tempo, consideramos rodá-lo."

Com sua banda, a Bad Seeds (que, em janeiro, foi desfalcada pelo guitarrista Mick Harvey), o músico lançou seu 14° álbum de estúdio, Dig, Lazarus, Dig!!!, que foi incluído entre os 25 melhores discos internacionais de 2008, em lista formulada pela Rolling Stone Brasil. Coincidência à parte, o título do trabalho faz referência a Lázaro, personagem bíblico que volta à vida.