Ryo Kawasaki, pioneiro dos sintetizadores, morre aos 73 anos

Guitarrista trabalhou em discos como Eight Mile Road, Juice e Mirror of My Mind

Redação Publicado em 15/04/2020, às 12h51

None
Ryo Kawasaki (Foto: Reprodução/YouTube)

Ryo Kawsaki, guitarrista, compositor e pioneiro dos sintetizadores, morreu aos 73 anos, em Talín, Estônia. A filha do músico confirmou a informação pelo Facebook. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Na música, Kawsaki agiu em diversos âmbitos, desdeo campo da fusão do jazz nas décadas de 1960 e 1970 o trabalho com singles de house music nos anos 80 e 90. O músico ainda ajudou a desenvolver os primeiros moldes da tecnologia de sintetizador de guitarra ao lado de Korg e Roland, assim como o programa Kawasaki Synthesizer para o popular sistema de computador Commodore 64.

+++LEIA MAIS: Shows só podem voltar em setembro de 2021, ‘por segurança’, acredita especialista do New York Times

Nascido no dia 25 de fevereiro de 1947, em Tóquio, Japão, Ryo Kawsaki começou a ter contato com música logo cedo, com maior interesse em eletrônicos. Amante de jazz na adolescência, o músico se tornou um excelente guitarrista.

Em 1973, ele se mudou para Nova York e foi direto para a cena do loft e encontrando trabalho como guitarrista de sessão e companheiro de turnê. Só depois disso Kawsaki dedicou-se aos projetos solo.

+++LEIA MAIS: TV Globo vai transmitir evento de Lady Gaga com Paul McCartney, Elton John e mais; veja data e horário

Os álbuns de Ryo Kawsaki mostravam o quão única e ótima era a música feita por ele, Juice (1976), é um ótimo exemplo disso. O último disco de estúdio do músico foi Giant Steps, gravado com violão entre 2007 e 2012 e lançado em 2019.

Ouça abaixo à "Bamboo Child", de Juice.


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA