Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ryo Kawasaki, pioneiro dos sintetizadores, morre aos 73 anos

Guitarrista trabalhou em discos como Eight Mile Road, Juice e Mirror of My Mind

Redação Publicado em 15/04/2020, às 12h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ryo Kawasaki (Foto: Reprodução/YouTube)
Ryo Kawasaki (Foto: Reprodução/YouTube)

Ryo Kawsaki, guitarrista, compositor e pioneiro dos sintetizadores, morreu aos 73 anos, em Talín, Estônia. A filha do músico confirmou a informação pelo Facebook. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Na música, Kawsaki agiu em diversos âmbitos, desdeo campo da fusão do jazz nas décadas de 1960 e 1970 o trabalho com singles de house music nos anos 80 e 90. O músico ainda ajudou a desenvolver os primeiros moldes da tecnologia de sintetizador de guitarra ao lado de Korg e Roland, assim como o programa Kawasaki Synthesizer para o popular sistema de computador Commodore 64.

+++LEIA MAIS: Shows só podem voltar em setembro de 2021, ‘por segurança’, acredita especialista do New York Times

Nascido no dia 25 de fevereiro de 1947, em Tóquio, Japão, Ryo Kawsaki começou a ter contato com música logo cedo, com maior interesse em eletrônicos. Amante de jazz na adolescência, o músico se tornou um excelente guitarrista.

Em 1973, ele se mudou para Nova York e foi direto para a cena do loft e encontrando trabalho como guitarrista de sessão e companheiro de turnê. Só depois disso Kawsaki dedicou-se aos projetos solo.

+++LEIA MAIS: TV Globo vai transmitir evento de Lady Gaga com Paul McCartney, Elton John e mais; veja data e horário

Os álbuns de Ryo Kawsaki mostravam o quão única e ótima era a música feita por ele, Juice (1976), é um ótimo exemplo disso. O último disco de estúdio do músico foi Giant Steps, gravado com violão entre 2007 e 2012 e lançado em 2019.

Ouça abaixo à "Bamboo Child", de Juice.


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA