Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Série produzida por Martin Scorsese e Mick Jagger, Vinyl estreia em 14 de fevereiro

A nova série original da HBO reconta vertente roqueira da Nova York da década de 1970

redação Publicado em 05/02/2016, às 16h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vinyl - Divulgação/HBO
Vinyl - Divulgação/HBO

A libertária filosofia de vida do rock and roll na década de 1970 é o tema principal da nova série original da HBO, a aguardada Vinyl, que estreia no Brasil em 14 de fevereiro, à meia-noite de domingo para segunda. Produzida pelo Rolling Stone Mick Jagger, que está prestes a desembarcar no Brasil, e pelo lendário cineasta vencedor do Oscar Martin Scorsese (O Lobo de Wall Street, Os Bons Companheiros, Touro Indomável), o programa tem produção executiva de Terence Winter, responsável por grandes sucessos da telinha como The Sopranos e Boardwalk Empire.

Vinyl se passa na Nova York da década de 1970. Na trama, o dono de uma gravadora, Richie Finestra, vivido por Bobby Cannavale, está em busca da nova tendência musical da década. Tudo começa em 1973 e a primeira temporada se desenrola ao longo desse ano cheio de acontecimentos marcantes para a história da música. Foi em 1973 que nasceram o AC/DC, Kiss, Quiet Riot, Journey (cujo hit “Don’t Stop Believin’” faz sucesso nos karaokês e fora deles até hoje), Kansas (de “Dust in the Wind”) e a alternativa Television; o clube CBGB abriu na Big Apple e mudou para sempre a cena local e mundial, servindo de berço para o punk; foram lançados os Álbum Vermelho e Álbum Azul, dos Beatles; David Bowie chocou o mundo ao aposentar, ao vivo, o personagem Ziggy Stardust em um show em Londres. Ainda naquele ano, Bowie e os Rolling Stones uniram esforços para continuar ajudando as vítimas de um grande terremoto que devastou a Nicarágua no ano anterior. E como se o choque com Bowie já não tivesse sido o suficiente para os fãs de rock, Ray Davies entristeceu a plateia de uma apresentação do The Kinks ao anunciar que estava deixando o grupo (depois ele voltou atrás). Foi também naquele fatídico ano que saíram os álbuns Aerosmith (primeiro disco da banda homônima), Queen (também primeiro disco da banda homônima) The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, Elvis, de Elvis Presley, e Let’s Get it On, que mudou os rumos da carreira de Marvin Gaye (ele havia lançado o socialmente consciente What’s Going On dois anos antes e, a partir daqui, passou a virar sinônimo de música sexualmente sugestiva).

Em meio a esse cenário de muitas mudanças, Finestra começa a perder as esperanças na indústria musical depois que a sua American Century Records deixa de ser líder de mercado e está ameaçada de ser vendida a um grupo alemão. Vinyl mostra a saga do protagonista que tenta ao mesmo tempo salvar a gravadora que construiu, cuidar da família e, ainda, lidar com o vício em drogas. O primeiro episódio, com duas horas de duração, foi escrito por Winter e tem direção de Scorsese.

O time de atores ainda conta com Olivia Wilde (da série House), June Temple (Aliança do Crime), Ray Romano (da série Everybody Loves Raymond) e James Jagger, filho de Mick e que recentemente atuou também na série Sex&Drugs&Rock&Roll.

Assista aos trailers:

Acompanhe as novidades sobre a série no Instagram da HBO , Instagram de Vinyl e Facebook da HBO.