Smashing Pumpkins oficializa novo baterista

Billy Corgan, único remanescente da formação original, confirmou Mike Byrne, de 19 anos, nas baquetas

Da redação Publicado em 19/08/2009, às 10h17

O Smashing Pumpkins tem, oficialmente, um novo baterista. Em comunicado no site da banda, Billy Corgan, único integrante da formação original, anunciou Mike Byrne, de 19 anos, como o substituto de Jimmy Chamberlin, que abandonou o posto em fevereiro.

Apesar de ter se apresentado com Corgan durante um show-tributo a Sky Saxon, do Seeds, em julho, o garoto só irá estrear como integrante no próximo álbum de estúdio do grupo - mais detalhes sobre o novo trabalho serão anunciados em setembro. "Estou super empolgado por estar tocando com a banda", disse Byrne no site. "Sonho tornado realidade, cara."

Em abril, o vocalista deu início a uma série de audições para encontrar um baterista. Ao saber da oferta, o adolescente enviou material próprio para Corgan e logo foi chamado para uma sessão em Los Angeles. "Na verdade, nós não tocamos músicas na audição", explicou o garoto. "Nós apenas ficamos improvisando por 15 minutos e depois falamos sobre Fugazi [banda norte-americana] por outros 15."

Sob o ponto de vista do frontman, Byrne tinha um diferencial além do talento. "Contamos mais de mil inscrições e o que chamou atenção em Mike foi que ele parecia ter aquele fator 'x' que todos os grandes bateristas tem: a incrível combinação de poder, velocidade e graça."

Um mês depois da experiência, o cantor chegou a dizer que estava trabalhando com baterista nativo de Portland, Oregon, em algumas demos. Para o futuro com o Pumpkins, o garoto promete "algo totalmente diferente", baseado nas influências que trouxe e adquiriu com a banda. Até lá, Byrne e Corgan darão continuidade às apresentações dedicadas a Saxon, que acontecem neste mês na Califórnia com a banda Spirits in the Sky, formada especialmente para a homenagem.