Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sónar São Paulo 2015: jovem britânico Evian Christ traz futurismo de luzes ao Brasil

Artista será o segundo a se apresentar na noite de sábado, 28, durante o SónarClub, no Espaço das Américas

Redação Publicado em 23/11/2015, às 18h09 - Atualizado em 24/11/2015, às 09h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Evian Christ - Divulgação
Evian Christ - Divulgação

Às 22h do dia 28 de novembro, subirá ao palco do Espaço das Américas, em São Paulo, um estandarte do que pode ser a música do futuro. O britânico Evian Christ, 24 anos, é um dos convidados do SónarClub, evento musical do festival de experimentação e vanguarda Sónar São Paulo.

Apesar de 3D “suave”, Kraftwerk reinou no Sónar 2012 – lembre como foi.

Uma infância regada a muito trance, grime e hip-hop levaram o DJ (hoje com 26 anos) a um cultuado EP de estreia, Kings And Them, de 2012. De lá para cá, Christ acumulou inovadores lançamentos e participações ao lado de astros da música pop como Kanye West, com o qual colaborou no álbum Yeezus.

“Ainda mando músicas para ele, mas ele está muito ocupado com coisas de moda”, conta o artista inglês sobre a parceria com o rapper.

Ele nega o rótulo de representante do som do amanhã – “Não sabemos qual será o futuro da música” – e evita colocar a música em compartimentos. “Se você usa um computador para gravar o piano isso é música eletrônica? Se você usa um microfone para gravar um violino isso é música eletrônica? É difícil separar.”

Veja a cobertura da edição de 2012 do Sónar.

As batidas eletrônicas e o rock and roll, por exemplo, continuarão convivendo juntos no gosto popular? “Acho que ambos existirão por muito tempo. No conceito de música em geral os dois são coisas recentes. Em centenas de anos talvez, quando eu estiver morto [o rock será a música do passado]. Acho que vai levar muito tempo. Talvez nossos netos tenham a resposta.”

Mais do que as palavras, a constante força de criação de Christ é a prova da sua crença no novo. As apresentações do DJ são conhecidas por um arrebatador espetáculo de cores aprimorado a cada show com novidades tecnológicas.

“Não gosto de falar muito sobre isso, gosto que seja uma surpresa”, responde ele, que estreará em palcos sul-americanos, sobre o espetáculo que virá ao Brasil. “Envolve muita fumaça, muita luz, não posso dizer muito mais [risos].” Completando um ano de shows da atual turnê justamente na capital paulista, o inglês trama viagens ainda mais espetaculares para 2016. “Algo duas vezes maior e duas vezes mais brilhante.”

Veja abaixo a escalação do SónarClub.

Valesuchi (CH): 21h – 21h50

Evian Christ (UK): 22h – 22h50

Brodinski (FR): 23h – 0h

The Chemical Brothers (UK): 0h30 – 2h

Zopelar (BR): 02h10 – 03h

Hot Chip (UK): 03h20 – 04h30

Pional (ES): 04h40 – 06h

O Festival Internacional de Música Avançada e Arte New Media (como também é conhecido o Sónar) nasceu em Barcelona em 1994. Ao longo dos anos, foi ganhando o mundo e passou a ser realizado paralelamente em outros países. Em 2012, o Sónar recebeu 30 mil pessoas e 48 atrações – entre elas o Kraftwerk, Justice, Mogwai, Flying Lotus, Criolo, Cee Lo Green e James Blake – na área interna do Anhembi, em São Paulo

A edição de 2013 do Sónar em São Paulo foi cancelada cerca de 60 dias antes de acontecer. De acordo com um comunicado oficial divulgado na época, o cancelamento ocorreu devido a “dificuldades e instabilidade no mercado de entretenimento no Brasil”. Os ingressos ainda não estavam sendo vendidos.

Os ingressos – já à venda – poderão ser comprados pela metade do preço por estudantes ou mediante a doação de um livro (na porta do evento) a uma instituição cujo nome ainda não foi divulgado.

SónarClub (The Chemical Brothers, Hot Chip) em São Paulo

28 de novembro (sábado), às 21h

Espaço das Américas - Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda

Ingresso: R$ 550 (haverá meia-entrada) neste endereço