Sonic Youth volta à independência

"Os últimos quatro ou cinco discos ficaram comprometidos por essa situação das grandes gravadoras"

Da redação Publicado em 14/09/2008, às 11h12 - Atualizado às 14h01

O Sonic Youth volta à independência e lança novo álbum em 2009
Reprodução/MySpace

O Sonic Youth assinou nesta semana um contrato com o selo independente norte-americano Matador, que lançará um novo álbum do grupo em 2009. O acordo marca o retorno da banda à independência após vinte anos sob contrato com a Universal Music.

Em entrevista à RS EUA, Thurston Moore afirmou que sua banda entra em estúdio em novembro para gravar o sucessor de Rather Ripped, de 2006. Sobre o retorno à independência, disse que "os últimos quatro ou cinco discos que fizemos ficaram muito comprometidos por essa situação das grandes gravadoras. É ótimo voltar a ser independente".

Falando com a Billboard, Moore contou que chegou a planejar um álbum maior e mais experimental para agradar a Universal, mas que com o negócio com a Matador sendo fechado, a idéia foi por água abaixo, permitindo liberdade de criação ao líder do grupo na composição do novo disco.

O primeiro disco da banda sob contrato com a Universal foi Daydream Nation, de 1988. Um dos maiores clássicos do Sonic Youth, o disco tem como principais músicas "Teen Age Riot" e "Candle".