Spielberg produzirá série sobre reconstrução do World Trade Center

Rebuilding Ground Zero usará 3D e outras tecnologias para mostrar reconstrução do novo arranha-céu; estreia está prevista para 2011, uma década após os atentados de 11 de setembro

Da redação Publicado em 16/01/2010, às 11h17

Steven Spielberg será o produtor executivo de uma série televisiva de documentários sobre a reconstrução do Word Trade Center, anunciou o canal de TV a cabo Science Channel.

Rebuilding Ground Zero ("reconstruindo o marco zero", em livre tradução) usará efeitos em 3D, câmeras de intervalo de tempo e outras tecnologias sofisticadas para acompanhar a construção do complexo onde antes ficavam as Torres Gêmeas, destruídas após os atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova York. O programa de TV também servirá como homenagem às vítimas do ataque - quase 3 mil pessoas, contando com um avião que colidiu contra o Pentágono e voo da United Airlines, abatido pelos próprios passageiros antes que os terroristas atingissem seu objetivo: provavelmente, o Capitólio, em Washington D.C.

A previsão de estreia é 2011, uma década depois dos ataques que destruíram as estruturas. O novo prédio terá 541 metros de altura - dimensões que lhe darão o título de construção mais alta do mundo. Antes batizado de "Torre da Liberdade", o arranha-céu voltou a ter o nome de seu antecessor, World Trade Center, e deverá ser concluído em 2013, sete anos após início das obras.

A série televisiva, segundo o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, será "uma história comovente de lembrança e renovação".