Sylvester Stallone receberá prêmio no Festival de Veneza

Ator, roteirista e diretor será homenageado por deixar uma “marca notável” no cinema contemporâneo

Da redação Publicado em 12/08/2009, às 17h14

Sylvester Stallone será homenageado no Festival de Cinema de Veneza deste ano. O ator e diretor irá receber o prêmio Viva o Cineasta, dedicado aos artistas que deixaram uma "marca notável" no cinema contemporâneo, explica comunicado oficial publicado no site do evento.

O ator das franquias Rambo e Rocky estreou como diretor em 1978, com o filme Paradise Alley. "Seu cinema é capaz de ser tenro mesmo quando tem sangue pingando", afirma o texto. "Por meio de todos os seus filmes - mesmo aqueles que ele não dirigiu ou são considerados 'menos importantes' - Stallone moldou seu próprio personagem com muito cuidado, e refletiu sobre isso, dando-nos uma exploração icônica, dentre as mais coerentes e lúcidas do cinema norte-americano."

A entrega do prêmio será realizada no encerramento da 66ª edição do festival, no dia 12 de setembro - a abertura será no dia 2. De acordo com os organizadores, durante a cerimônia, serão exibidos trechos do filme mais recente do homenageado, Os Mercenários. Além de dirigir, Stallone também assina o roteiro e atua como protagonista do longa, que teve algumas cenas rodadas no Brasil e conta com a atriz Gisele Itié no elenco.

O japonês Takeshi Kitano, o iraniano Abbas Kiarostami e a belga Agnès Varda receberam a homenagem anteriormente. Outro homenageado no festival será o brasileiro Walter Salles, que receberá o Prêmio Bresson.