Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Comunicado

Taylor Swift: CEO da T4F se pronuncia e oferece ajuda após velório de Ana Clara

Serafim Abreu, CEO da T4F, lamentou morte de Ana Clara Benevides e afirmou que a produtora sempre esteve à disposição da família

Serafim Abreu (Foto: Reprodução/Instagram) | Taylor Swift (Foto: Catherine Powell/Getty Images)
Serafim Abreu (Foto: Reprodução/Instagram) | Taylor Swift (Foto: Catherine Powell/Getty Images)

Serafim Abreu, CEO da Time For Fun, sentou-se à frente de um teleprompter e finalmente se pronunciou sobre a morte de Ana Clara Benevides, ocorrida durante show de Taylor Swift no Rio de Janeiro. 

"Nós sabemos da enorme responsabilidade que temos ao organizar um evento desse porte, por isso não economizamos esforços e recursos para seguir sempre as melhores práticas mundiais do setor, para garantir conforto e segurança para todos", começou.

Abreu prosseguiu dizendo que o Rio de Janeiro enfrentou temperaturas extremas, com "sensação térmica altíssima e sem precedentes": "Sim, reconhecemos que poderíamos ter tomado algumas ações alternativas, adicionais a todas as outras que fizemos, como, por exemplo, criar locais de sombra nas áreas externas, alterar o horário dos shows inicialmente programados e enfatizar mais a permissão de ingressar com copos de água descartáveis".

"Entendemos que todo o setor precisa repensar sua atuação, diante dessa nova realidade. De qualquer forma, quero aqui pedir desculpas a todos que não tiveram a melhor experiência possível. [...] Também peço desculpas pela demora em realizar essa manifestação pública, pois nosso foco estava em incorporar os aprendizados que tivemos."

"Infelizmente, pela primeira vez em mais de quarenta anos de atuação, tivemos uma fatalidade em um evento organizado pela Time For Fun. Estamos absolutamente desolados, muito tristes com a perda da jovem Ana Clara, apesar do pronto atendimento e de todos os esforços realizados pelas equipes médicas no evento e no hospital."

À família de Ana Clara, quero expressar os nossos mais sinceros sentimentos. Coloco aqui, agora publicamente, a nossa disposição em prestar assistência no que for necessário, como já dissemos diretamente para os membros da família e para o advogado que os representam, por telefone, por escrito, desde o ocorrido.

O empresário garantiu que os próximos shows da The Eras Tour no Brasil respeitarão as novas medidas adotadas desde a morte de Ana Clara, sendo agora permitida a entrada de garrafas de plástico flexíveis: "Quero assegurar também a todos os fãs que vão aos shows da Taylor Swift em São Paulo que estamos trabalhando para proporcionar uma noite emocionante e memorável".

A Time For Fun também publicou comunicado no site. Leia na íntegra:

Uma mensagem da T4F

A Time For Fun tem uma experiência de mais de 40 anos produzindo entretenimento ao vivo, com produções de grande porte, no Brasil e na América do Sul. Nesse tempo, recebemos mais de 50 milhões de pessoas em mais de 20 mil eventos realizados.

A preocupação e o compromisso de toda a equipe da T4F é sempre o de entregar a melhor experiência para o público que recebemos, de forma segura e confortável. Para atingir esse objetivo, nossa equipe trabalha com as melhores práticas do setor de eventos em todo o mundo, bem como segue à risca as determinações das autoridades em cada um dos locais onde opera.

Todos, porém, estamos sujeitos a intempéries, e toda melhor prática pode ser sempre aperfeiçoada.

No final de semana em que a T4F realizou os três shows da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro, no Estádio Nilton Santos, a capital carioca registrou a maior temperatura do ano, bem como a maior sensação térmica da série histórica, em uma situação sem precedentes. Segundo o Alerta Rio, sistema de monitoramento climático da Prefeitura, no dia 18/nov, sábado, a temperatura na cidade chegou a 43,8ºC, com sensação de 59,7ºC. Isso ocasionou um alto volume de queixas pelo público e ocorrências durante a apresentação do dia 17/nov, sexta-feira, bem como o adiamento da apresentação do dia 18/nov.

O aumento das temperaturas causado pelas mudanças climáticas é uma realidade. Após o último final de semana, fizemos uma reavaliação de nossas práticas e protocolos para incorporar os aprendizados que tivemos, com foco na execução de eventos em um ambiente de temperaturas extremas. Alguns exemplos são a criação de novas ilhas de distribuição de água gratuita (que sempre esteve disponível), proporcionar sempre que possível mais locais de sombra dentro e fora do estádio e iniciar os shows em horários mais tardios, respeitando a legislação local, a exemplo do que fizemos no domingo (19/nov) e na segunda-feira (20/nov), entre outras medidas.

Além disso, entendemos que todo o setor de eventos precisa repensar o modelo diante dessa nova realidade climática, com o necessário envolvimento das autoridades competentes – a entrada de garrafas de água plásticas flexíveis em estádios era vedada por determinação oficial, por exemplo, e foi liberada apenas após os episódios do último final de semana. Temos o compromisso de participar dessa discussão e de contribuir para que possamos todos melhorar as práticas da indústria como um todo.

Nada disso, porém, muda o fato de que, pela primeira vez em mais de 40 anos de atuação, registramos uma fatalidade em um evento organizado pela T4F. Estamos absolutamente desolados com a perda da jovem Ana Clara, mesmo com o pronto atendimento e todos os esforços realizados pelas equipes médicas do evento e, depois, no hospital. Desde o ocorrido, nos colocamos à disposição de membros da família para prestar a assistência que fosse necessária, e fomos orientados por eles a manter conversas com o advogado que os representam, com quem seguimos em contato. Entendemos a profunda dor dessa perda irreparável, respeitamos a privacidade da família e reforçamos a disposição da T4F em colaborar tanto com a família quanto com as autoridades responsáveis, que ainda estão trabalhando para determinar a causa do falecimento.

O conforto, a segurança e o bem-estar de nossos consumidores e colaboradores são, sempre, as nossas prioridades.

Em relação aos eventos no Rio de Janeiro, pedimos desculpas aos fãs que não tiveram a melhor experiência possível. Àqueles que não puderam usar os seus ingressos na apresentação adiada, pedimos que nos procurem pelos canais de atendimento até o dia 20 de dezembro, para que possamos proceder ao reembolso, caso não tenha acessado o show, que será realizado respeitando a modalidade de pagamento utilizada pelo consumidor no ato da aquisição do ingresso.

Aos fãs que estarão nos shows em São Paulo, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, queremos assegurar que estamos trabalhando sem descanso para proporcionar uma experiência emocionante e inesquecível. Vamos manter o reforço da nossa operação, com maior número de pontos de distribuição de água, além de contar com bebedouros do estádio. Ampliamos nossas equipes de apoio para orientação ao público e cobertura médica. Lembramos ainda que é permitida a entrada com copos de água descartáveis ou garrafas plásticas flexíveis, sempre lacrados, e alimentos industrializados também lacrados. Para este final de semana a previsão é de chuva, com temperaturas mais baixas. Nossa equipe está monitorando a previsão do tempo e fará atualizações pelas nossas redes, caso necessário.

Como já dissemos, nosso objetivo é sempre o de entregar a melhor experiência para o público que recebemos. Este é o nosso compromisso.

T4F
23/11/2023

Tragédia

A estreia da The Eras Tour de Taylor Swift no Rio de Janeiro terminou em tragédia. Ana Clara Benevides Machado, de apenas 23 anos, faleceu na noite da última sexta-feira, 17, após sofrer uma parada cardiorrespiratória, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde. 

O laudo preliminar obtido pela CNN Brasil (via Caras) mostrou que a jovem teve hemorragia pulmonar — cuja causa pode estar associada ao calor, desidratação e insolação. A informação foi confirmada pela delegada Juliana Almeida. A causa da morte continua sob investigação.

De acordo com a amiga da estudante de psicologia, Daniele, Ana Clara começou a passar mal durante a apresentação da segunda música da setlist de Swift. "Na segunda música ela simplesmente desmaiou. Aí tiramos ela com ajuda dos seguranças e corremos pro postinho de apoio no estádio. Eles atenderam ela e encaminharam pra ambulância", contou ao G1.

O falecimento de Benevides aconteceu em meio a uma onda de calor com temperaturas altíssimas. Nesta sexta-feira, a sensação térmica era de 59,3°C no Rio de Janeiro (via UOL).

Enquanto isso...

Enquanto isso, o episódio mais recente de Dancing with the Stars, uma versão do Dança dos Famosos, homenageou a artista, que enviou mensagem em vídeo antes da tragédia ocorrida no Rio de Janeiro: "Queria tanto estar aí para ver vocês e suas coreografias — e minha amiga Mandy Moore. Realmente queria poder estar aí, mas estou em turnê no Brasil" (via Page Six). 

+++LEIA MAIS: Dulce María lamenta morte de Ana Clara Benevides em meio a silêncio de Taylor Swift

Ao contrário do que informa a mídia estrangeira, a família de Ana Clara Benevides não foi contatada ou recebeu qualquer ajuda da equipe de Taylor Swift. A jovem de apenas 23 anos faleceu durante show da cantora.

"Até onde eu sei, não", respondeu Gabriela Benevides, prima de Ana Clara, sobre um possível contato por parte de Swift (via Folha de S.Paulo). Veículos como US Weekly e Page Six, porém, dizem o contrário.

Taylor, com apresentações marcadas em São Paulo, não mencionou o nome de Ana até o momento. A cantora ainda escreveu em seu Instagram, agora com comentários restringidos, que a jovem faleceu antes do show começar. Segundo a amiga que a acompanhava, porém, Ana Clara passou mal durante a segunda música da setlist de Taylor.

Em entrevista ao Fantástico (via Splash), que foi ao ar na noite do último domingo, 19, Adriana Benevides, mãe de Ana, falou sobre as dificuldades burocráticas que enfrentou. Os pais conseguiram ir até o Rio de Janeiro por meio de um empréstimo e contaram com a ajuda dos swifties, que promoveram uma vaquinha.