Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

The 1975 pode ser processada se não pagar multa de £2 milhões

Declarações de Matt Healy sobre as leis anti-LGBTQ+ levaram ao cancelamento de um festival no país

Redação Publicado em 10/08/2023, às 10h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The 1975 (Foto: Jeff Spicer/Getty Images)
The 1975 (Foto: Jeff Spicer/Getty Images)

A banda inglesa, The 1975, terá que pagar uma multa de mais de £2 milhões dentro de sete dias, ou poderá enfrentar uma ação judicial na Inglaterra, movida pela Future Sound Asia, por conta das declarações do vocalista, Matt Healy, que criticou às leis anti-LGBTQ+ da Malásia, onde a banda se apresentaria no festival Good Vibes, em Kuala Lumpur, no mês de julho. O governo malaio cancelou o restante do evento após o acontecido.

À Rolling Stone EUA, o advogado David Matthew declarou: “Posso confirmar que meu escritório (os senhores Steven Thiru e Sudhar Partnership) emitiu uma carta de reivindicação de sete dias para a banda britânica 1975 exigindo RM12,3 milhões (£ 2.099.154,54) em danos em nome da Future Sound Asia (FSA),” ele completa, “a reclamação contra o The 1975 é essencialmente por quebra de contrato. Eles firmaram um contrato vinculativo com a Future Sound Asia para realizar e a posição da Future Sound Asia, entre outros, é que esta obrigação contratual foi violada. Além disso, o representante do Sr. Healy forneceu categoricamente uma garantia por escrito pré-show de que o Sr. Healy e a apresentação ao vivo do The 1975 'devem aderir a todas as diretrizes e regulamentos locais' durante sua apresentação na Malásia. Infelizmente, a garantia foi ignorada.”

+++LEIA MAIS: Matt Healy, do The 1975, alfineta Muse por excluir música de setlist na Malásia

O aviso de sete dias foi dado em 7 de agosto. A banda tem, portanto, até o dia 14 deste mês para fazer o pagamento. A iniciativa da FSA se deu após a notícia de que um grupo de músicos malaios estaria se preparando para mover uma ação coletiva contra o 1975. Isso porque o festival pagou artistas internacionais anteriormente às apresentações e, com o cancelamento, algumas atrações locais não se apresentaram e ficaram sem receber. A ação tem como finalidade ressarci-los.

Matthew ainda: “Sr. O representante de Healy forneceu categoricamente uma garantia por escrito antes do show de que a apresentação ao vivo do Sr. Healy e do The 1975 seguirá todas as diretrizes e regulamentos locais durante sua apresentação na Malásia. Apesar disso, a garantia foi ignorada e as ações da banda claramente violaram o acordo com a Future Sound Asia. Isso levou ao cancelamento do festival que, por sua vez, causou perdas significativas para a Future Sound Asia.”

+++LEIA MAIS: Após show interrompido por beijo gay, The 1975 cancela turnê na Indonésia