The Informant!, com Matt Damon, ganha trailer

Comédia de Steven Soderbergh é baseada em Mark Whitacre, empresário que dedurou cartel na sua própria companhia; ator engordou 13 kg para o papel

Da redação Publicado em 01/07/2009, às 13h02

O novo filme de Steven Soderbergh, The Informant! ("o informante!", em português), encabeçado por Matt Damon, teve trailer liberado na rede nesta terça, 30.

Não à toa, o título ganhou, recentemente, um ponto de exclamação - em tom escancaradamente cômico, o cineasta dá sua versão para a vida de Mark Whitacre, empresário do setor agrícola que vira informante do governo após denunciar cartel na própria companhia em que trabalha.

Damon vem irreconhecível na pele de Whitacre: intencionalmente fora de forma (foram 13 kg a mais), com bigode caricato e óculos pouco charmosos. E é essa figura - que a certo ponto começa a se auto-proclamar "agente 0014, duas vezes mais esperto que o 007" - que se transformará em informante do FBI. Confira abaixo:

Ator e diretor já trabalharam juntos na trilogia iniciada com Onze Homens e um Segredo.

Damon está acostumado a papéis que o ligam, de alguma forma, à espionagem. Além do agente Jason Bourne, ele rodou, recentemente, Green Zone, thriller dirigido por Paul Greengrass (Ultimato Bourne). A produção é baseada no livro A Vida Imperial na Cidade Esmeralda: Dentro da Zona Verde do Iraque, do escritor iraquiano Rajiv Chandrasekaran - um relato sobre agentes do CIA à caça de armas de destruição em massa no Iraque.

Outro projeto do autor é a cinebiografia de Nelson Mandela, a ser dirigida por Clint Eastwood, com Morgan Freeman no papel do líder sul-africano.

The Informant! deve chegar às telonas brasileiras em 25 de setembro.