Thom Yorke discoteca em protesto contra o aquecimento global em Londres

Músico deve comparecer nos próximos dias a Paris, onde acontece a conferência da ONU sobre o tema

Redação Publicado em 30/11/2015, às 12h00 - Atualizado às 15h54

Thom Yorke lança novo remix ao lado do Atoms for Peace

Ver Galeria
(3 imagens)

Thom Yorke atuou como DJ durante um protesto realizado nesse domingo, 29, em Londres, na véspera da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (a COP-21), em Paris. A manifestação tinha como objetivo chamar atenção para o grave problema ambiental.

Conheça dez bichos de estimação que inspiraram o rock e o pop.

Com batidas pautadas na música eletrônicas, o integrante do Radiohead comandou o som do alto de um carro alegórico do Greenpeace, seguido por milhares de manifestantes que pediam medidas efetivas dos líderes mundiais contra a degradação da natureza. Marchas similares também tomaram as ruas de Paris, Madrid e Roma, reunindo um número estimado de 50 mil pessoas.

Mitos de celebridades: histórias que viraram lendas da cultura pop.

Entre 30 de novembro e 11 de dezembro, as atenções do mundo estarão voltadas para a capital francesa, onde chefes de estado de todo planeta assinarão um novo acordo por metas para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera.

Radiohead's Thom Yorke DJs at London's Climate March

Great atmosphere at the #ClimateMarch in London. **Turn your audio up!**Radiohead's Thom Yorke DJs as tens of thousands of people march through the streets - calling for strong climate action. #COP21 #PeoplesMarch

Posted by Greenpeace UK on Domingo, 29 de novembro de 2015

Yorke faz parte de um grupo de artistas que assinou uma petição exigindo “um comprometimento mais ambicioso para a ação climática começando agora, limitando o aquecimento global a menos de 2° Celsius em relação a níveis pré-Revolução Industrial”.

“Estamos profundamente preocupados que nossa economia global e sistemas industriais estejam acelerando taxas de extinção, desertificação e exaustão do solo, degradação de ecossistemas, acidificação e poluição de nossos rios e oceanos, resultando em um persistente crescimento de emissão de gases do efeito estufa e levando a mudanças climáticas irreversíveis”, diz o comunicado.

Yorke, Patti Smith, Flea, do Red Hot Chili Peppers, Dhani Harrison, filho de George Harrison, e outros se apresentarão em Paris, no Le Trianon, dia 4 de dezembro, como parte do Pathway to Paris, um espetáculo pela conscientização por iniciativas pela preservação climática no planeta.

O músico do Radiohead ainda se uniu a Paul McCartney, Jon Bon Jovi, Sheryl Crow, Fergie, Colbie Caillat, entre outros, para a gravação de "Love Song to the Earth". Segundo o site oficial da música, “A cada vez que a faixa é comprada, ouvida ou compartilhada, o valor arrecadado vai diretamente para a Friends of the Earth para combater o uso de combustíveis fósseis, diminuir a emissão de gás carbônico e para o trabalho da ONU pela mudança climática”.

Veja o clipe de "Love Song to the Earth":