Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Thom Yorke escreve três músicas para doc pró-Tibete

When the Dragon Swallowed the Sun terá também faixas inéditas de Damien Rice e do renomado compositor Philip Glass

Da redação Publicado em 05/01/2010, às 12h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Thom Yorke compôs três canções para When the Dragon Swallowed the Sun ("quando o dragão engoliu o sol", em livre tradução), documentário que Dirk Simon prepara há sete anos sobre o conflito no Tibete.

Yorke, líder do Radiohead, é mais um na trupe de artistas que defende o movimento de liberação do Tibete, região que luta há mais de 50 anos para proclamar independência da China (atualmente, tem governo autônomo).

A colaboração do músico britânico foi revelada pelo diretor ao site TwentyFourBit. Estão na trilha do filme, ainda, o irlandês Damien Rice (autor do hit "The Blower's Daughter", que andava um tanto parado ultimamente) e o estadunidense Philip Glass (compositor da faixa-tema do doc, inclusive um trecho que acompanha a "sequência-chave final").

Björk, Eric Clapton, UNKLE, DJ Spooky e Rob Dougan cederam músicas (que não foram compostas especialmente para o doc, ao contrário das faixas de Yorke, Rice e Glass), segundo Simon. Atualmente, ele está em negociações para fechar a tracklist do documentário.

Alguns dos entrevistados no filme de Simon: os atores Richard Gere e Dennis Haysbert, o líder espiritual Dalai Lama (nome mais célebre da causa tibetana) e o arcebispo sul-africano Desmond Tutu.

Yorke anda exercitando sua musculatura ideológica-política ultimamente: no mês passado, ele apareceu em Copenhague (Dinamarca) para a COP-15, convenção climática que deveria (mas falhou) estabelecer metas concretas para combater a degradação ambiental. Antes, colaborou com a trilha de A Era da Estupidez, filme-denúncia sobre a questão ecológica.