Thom Yorke vai tocar na estreia mundial de The Age of Stupid

Filme sobre aquecimento global será exibido em diversos países ao mesmo tempo, seguido por transmissão ao vivo de um debate com Kofi Annan e show do líder do Radiohead, direto de Nova York

Da redação Publicado em 22/09/2009, às 10h51

O aquecimento global estará em xeque nos cinemas do mundo inteiro no dia 21 de setembro. A data marca a estreia do filme The Age of Stupid, com exibição marcada para acontecer simultaneamente em 40 países, seguida por um debate, transmitido ao vivo de Nova York. Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU e a atriz Gillian Anderson (da extinta série Arquivo X), participam do painel de discussão, que será seguido por show de Thom Yorke, vocalista do Radiohead.

Dirigido por Franny Armstrong, o docudrama é narrado pelo ator Pete Postlethwaite (Água Negra), na pele de um arquivista, no ano de 2055. A produção retrata as condições de vida na Terra em um futuro em que os avisos sobre as mudanças climáticas foram ignorados. De acordo com o site oficial do evento, a sessão será realizada em mais de 700 salas de cinema ao redor do mundo e também via internet.

Logo após a exibição, o público poderá assistir ao debate promovido por Annan e Anderson, com a participação de cientistas e políticos. Na sequência, haverá uma apresentação acústica de Yorke, embalada pela música-título do filme.

Ainda não há informações sobre o evento no Brasil.

Mais músicas

As atividades artísticas de Yorke estão mesmo a todo vapor. Depois de divulgar duas músicas inéditas na internet com o Radiohead, o cantor parece estar planejando o lançamento de um novo single solo. O site canadense Exclaim informou nesta segunda, 31, que o músico irá disponibilizar um disco de 12 polegadas no dia 22 de setembro com as faixas "The Hollow Earth" e "Apart By Horses".

A princípio, as duas criações são as mesmas que estarão na trilha sonora do filme Lua Nova, segunda produção da franquia Crepúsculo, com estreia mundial no dia 20 de novembro. Fontes responsáveis pela preparação do single disseram ao site que o disco terá apenas cerca de dez mil cópias em vinil. A gravadora responsável pelo trabalho será a TBD Records - a mesma que lançou o álbum In Rainbows, de 2007, no formato físico.

O Radiohead tem acrescentado diversas novidades no currículo a começar pela faixa "Harry Patch (In Memory Of)", colocada para download gratuito no site oficial da banda no início de agosto. Alguns dias depois, "These Are My Twisted Words" surgiu na rede. Fora os trabalhos com o grupo, Yorke também surpreendeu os fãs ao apresentar ao vivo a inédita "The Present Tense" durante o show no festival Latitude, na Inglaterra, em meados de julho.