Flea e brasileiro estão na nova banda de Thom Yorke

Líder do Radiohead convocou supergrupo para acompanhá-lo durante shows da carreira solo; percussionista Mauro Refosco está no conjunto

Da redação Publicado em 06/10/2009, às 09h34

Thom Yorke está com banda nova - e há brasileiro envolvido na empreitada. Para tocar ao vivo repertório de sua carreira solo, o líder do Radiohead convocou colegas de peso da cena musical, como o baixista Flea (Red Hot Chili Peppers), o produtor Nigel Godrich (parceiro de longa data do Radiohead) e o baterista Joey Waronker (que já colaborou com Beck e REM, entre outros). Também chamou o multi-instrumentista Mauro Refosco, nativo de Santa Catarina que se mudou para Nova York no começo dos anos 90.

Formado em percussão pela Manhattan School of Music, Refosco é típico expoente da cultura cosmopolita: viaja pelo mundo e relata suas viagens no blog Mundo Afora. Seus rastros musicais nos levam a Bebel Gilberto, David Byrne, The Lounge Lizards (grupo capitaneado pelo multi-artista John Lurie) e a banda Forro in the Dark.

Yorke usou o Dead Air Space, blog do Radiohead, para anunciar a nova formação, nesta terça, 29. "Oi! Nas últimas semanas, estive juntando uma banda, por diversão, para tocar as coisas do The Eraser [único álbum solo até agora] ao vivo e as novas canções etc... Para ver se funcionaria!"

Ele acrescentou: "Ainda não temos um nome, e o set não vai ser muito longo porque... Bom... Não temos muito material ainda!" Em tom de galhofa, Yorke chegou a especular alguns possíveis batismos para sua carreira solo, de Thomosexual a Thombola. Confira o vídeo.

Na semana passada, o músico liberou single com as novas"Feeling Pulled Apart By Horses" e "The Hollow Earth" (veio a reboque dessa última faixa um clipe ilustrado pelo artista gráfico Banksy).

A recém-formada banda se apresenta nos dias 4 e 5 de outubro, no teatro Orpheum, em Los Angeles.