Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Inteligência Artificial

Tim Burton fala sobre imitações de seu estilo com IA: ‘perturbadoras’

Diretor comentou matéria que recriava personagens da Disney com as características de seu trabalho

Redação Publicado em 12/09/2023, às 10h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tim Burton (Foto: Vittorio Zunino Celotto/Getty Images for RFF)
Tim Burton (Foto: Vittorio Zunino Celotto/Getty Images for RFF)

Tim Burton, conhecido por uma estética bastante característica, falou ao Independet, sobre um artigo do BuzzFeed que usava inteligência artificial para recriar da Disney segundo a identidade estética do cineasta por trás de filmes como O Estranho Mundo de Jack (1993), A Noiva Cadáver (2005) e Os Fantasmas de Divertem (1988).

“Não consigo descrever a sensação que isso lhe dá. Isso me lembrou de quando outras culturas dizem: ‘Não tire minha foto porque isso está tirando sua alma.’” Disse o diretor. Embora reconheça que algumas ilustrações tenham ficado muito boas, Burton disse que a ferramenta suga algo das pessoas. “Isso tira algo da sua alma ou psique; isso é muito perturbador, especialmente se tiver a ver com você. É como se um robô levasse sua humanidade, sua alma.”

+++LEIA MAIS: Gwendoline Christie revela que foi em 'Wandinha' que sentiu-se bonita nas telas pela primeira vez

Burton não é o primeiro diretor a falar sobre o estranhamento causado por programas de inteligência artificial. Wes Anderson falou ao The Times no início do ano que evita recriações do seu trabalho feitas com esse tipo de ferramenta: “Se alguém me enviar algo assim, eu imediatamente apago e digo: 'Por favor, desculpe, não me envie coisas que as pessoas estão fazendo comigo.'”