Titanic pode voltar aos cinemas em 3D

O diretor James Cameron se dispôs a a relançar o épico após ter trabalhado no ultratecnológico Avatar

Da redação Publicado em 29/07/2009, às 11h25

Dono de 11 Oscar e da bilheteria mais parruda de todos os tempos, Titanic deverá ser relançado em versão 3D nos cinemas. A novidade foi divulgada pelo diretor do filme, James Cameron, em entrevista à MTV norte-americana, durante a Comic-Con (convenção de cultura pop que se estendeu até domingo, 26, em San Diego).

A inspiração para aliar o épico à tecnologia veio após o cineasta realizar Avatar. A ficção científica vem há meses causando burburinho (a previsão de estreia é dezembro), sobretudo pela promessa de revolucionar o uso da tecnologia no cinema. Animado com a experiência, Cameron planeja levar a história de Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet), levada às telonas em 1997, para 3D.

Leia matéria com Winslet sobre o sucesso do blockbuster, publicada na 30ª edição da Rolling Stone Brasil.

Peter Jackson, que dividia a mesma mesa de debates na Comic-Con, aproveitou a deixa e expressou desejo de fazer o mesmo com a trilogia O Senhor dos Anéis. O diretor neozelandês alegou, contudo, que o aperto econômico dificultaria iniciativas do gênero.

Cameron refutou o ceticismo do colega: segundo ele, tudo mudaria depois do lançamento de Avatar. A produção foi idealizada há quase 15 anos, mas o cineasta explicou as idas e vindas do projeto da seguinte forma: precisava esperar o amadurecimento da tecnologia necessária para a obra, que usa técnicas de ponta da computação gráfica.

Segundo o site Cinematical, levaria cerca de 14 meses para adaptar Titanic ao 3D - ou seja, bem a tempo de estrear em dezembro (mês quente para o cinema) do ano que vem, caso Cameron começasse os trabalhos desde já.