Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Van decorada por Kurt Cobain está à venda

A “Melvan”, que foi dirigida e adornada pelo líder do Nirvana, está sendo leiloada no eBay

Greg Prato Publicado em 07/03/2012, às 12h45 - Atualizado às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A frente da Melvan - Reprodução
A frente da Melvan - Reprodução

Antes de formar o Nirvana, Kurt Cobain era um grande fã do Melvins, uma banda pequena de Montesano, Washington, que estava crescendo na época. Eles gostavam igualmente de punk rock e heavy metal – e ajudaram a criar o "grunge" no processo. E para mostrar o quanto curtia a banda, Cobain desenhou um “mural do Kiss” (parecido com a capa do disco Kiss) na lateral da banda do Melvins – e ainda guiava o veículo para levar a banda para fazer seus shows. E agora, a "Melvan" (uma Dodge Sportsman Royal Van acabada de 1972) está sendo leiloada no eBay.

Um vendedor do Bay chamado "taddoyal" está realizando a venda. Contudo, não se trata do ex-vocalista/guitarrista da banda grunge Tad (Tad Doyle). O vendedor é, na verdade, Ben Berg, que toca baixo no grupo Weird Beast. Berg é o dono da van desde 1992, mais ou menos. "Quando fiz 16 anos, adquiri a van de Kay Lukin, a mãe de Matt Lukin [Matt era o baixista original do Melvins]. Foi basicamente um presente. Você tem que entender que eu era um grande fã do Melvins. Eles eram como deuses para mim."

"Quando descobri que a velha van deles de turnê estava estacionada em algum lugar perto de Montesano, se tornou uma grande peregrinação para mim, porque eu não podia dirigir naquela época. Só a ideia de ir lá e sentar no veículo já era um tesão. E Kay viu o quanto me entusiasmei e ficava embasbacado com a velha banda do filho dela. A van estava largada na propriedade deles havia anos. Eles não sabiam o que fazer com ela, então ela realizou um dos meus sonhos. Foi meu primeiro carro, cara!”

Após Berg obter a van, descobriu que ela também tinha uma conexão com o Nirvana. "Eu não fazia ideia que o Kurt tinha alguma relação com o veículo até bem depois de ser dono dele. Me falaram que o mural do Kiss tinha sido desenhado por Kurt Cobain com canetinha que ele tinha roubado. Também me falaram que ele dava uma de motorista para o Melvins quando eles faziam shows na região.”

Além disso, há uma chance que haja uma outra conexão entre Cobain e a Melvan. "Eu acho que o nome de Kurt está inscrito em algum lugar dela, também. Não sei em que lugar exatamente. Eu sei que o nome de Krist Novoselic está inscrito e o do Dale Crover, do Melvins, também está."

E sobre a milhagem da Melvan? "Meu Deus, é um absurdo. Quando ela era dos Melvins eles a usaram em sua primeira turnê pelos Estados Unidos. Eles foram até a costa leste com ela. Buzz [Osborne] me disse uma vez que em algum momento dessa viagem eles acordaram com Lukin tentando apagar um fogo no motor. O motor não liga há anos. Mas dá para ele funcionar, só precisaria de uma bela reforma, mas não é impossível.”

Por fim, o que Berg espera ganhar com o leilão? "Está no eBay com uma reserva de US$ 150 mil. Se alguém com dinheiro agora entrar em contato comigo, venderia por tipo US$ 135 mil." Os lances vão até 13 de março.