Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Vencedor do Oscar, Searching for Sugarman abrirá o festival In-Edit

Mostra de documentários musicais chega à quinta edição e exibirá 58 produções entre os dias 3 e 12 de maio, em São Paulo

Redação Publicado em 24/04/2013, às 12h01 - Atualizado às 19h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rodriguez (Sugar Man) - AP
Rodriguez (Sugar Man) - AP

A busca pelo músico Rodriguez, que foi transformada no documentário Searching for Sugarman, foi escolhida para abrir a quinta edição do festival In-Edit, que acontecerá entre os dias 3 e 12 de maio, em São Paulo.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

O Festival Internacional do Documentário Musical será hospedado em cinco cinemas paulistanos (MIS-SP, CineSESC, Cinemateca Brasileira, Matilha Cultural e Cine Olido) e trará 58 filmes. As produções são originárias de países como Cuba, Moçambique, Zimbábue, Angola, República Tcheca, Rússia, Finlândia, Estados Unidos e Brasil.

Searching for Sugarman será exibido na abertura do festival, no dia 2 de maio, mas também poderá ser visto pelo público em outros dois dias. Trata-se do filme vencedor de Melhor Documentário na edição do Oscar deste ano. A proposta do diretor Malik Bendjelloul foi buscar o paradeiro de Rodriguez, o próprio “Sugarman”, que lançou dois discos, em 1970 e no ano seguinte, e depois desapareceu. Anos depois, ele passou a ser cultuado na África do Sul.

O In-Edit deste ano irá homenagear Dick Fontaine, documentarista e produtor inglês, responsável pelo departamento de documentários da National Film and Television School, localizada na Inglaterra. Estarão na programação os filmes Art Blakey – The Jazz Messenger, Betty Carter: New All The Time, Who's Crazy - David, Charlie And Ornette, Sound??, Beat This! A Hip-Hop History, Bombin’ e Sonny Rollins – Beyond The Notes.

O In-Edit terá, em sua competição nacional, quatro produções: Jards, de Eryk Rocha; Música Serve Para Isso: Uma História dos Mulheres Negras, de Bel Bechara e Sandro Serpa; A Batalha do Passinho, de Emílio Domingos; e Um Filme para Dirceu, Ana Johann.

O festival ainda trará o filme Neil Young: Journeys, de Jonathan Demme, que foca no amigo músico que dá nome à produção, e Shut Up and Play the Hits, que retrata o último show do cultuado LCD Soundsystem, criado por James Murphy.

Para conferir a programação completa do In-Edit, acesse o site oficial