White Stripes lançará doc sobre turnê no Canadá

No mesmo ano em que Meg White teve um colapso nervoso por causa do excesso de shows, duo percorreu todo o país, com shows até em ônibus e sala de aula

Da redação Publicado em 16/06/2009, às 14h15

Há algumas semanas, Jack White vinha dando pistas sobre um misterioso filme do White Stripes. O suspense se desmanchou: nesta semana, o músico contou à rede canadense CBC sobre os planos de levar as gravações de uma turnê feita no Canadá em 2007 às telonas.

A novidade veio durante uma coletiva em Toronto, na promoção de outro projeto de White, o Dead Weather. Jack e sua parceira na banda, Meg White, realizaram apresentações pouco convencionais no verão (inverno, para o Hemisfério Sul) canadense daquele ano - entre os palcos, por exemplo, estavam um ônibus de trânsito em Winnipeg, um barco de pesca na província de Prince Edward Island e uma sala de aula da universidade British Columbia.

Pois tudo foi devidamente filmado e, agora, vai fazer parte de um documentário ainda sem data de lançamento. "Quando começamos, não sabíamos o que estávamos fazendo, então apenas falamos: 'Filme tudo, veja o que acontece'", disse White à imprensa do país.

Além de grandes centros como Montreal e Toronto, a turnê cobriu todo o país, estendendo-se pelas menores cidades - você provavelmente nunca ouviu falar de Whitehorse ou Newfoundland. "Enquanto seguíamos tocando em cada província ou território, percebemos que uma banda canadense sequer havia feito isso antes. O que é maluco; não consigo acreditar", contou o norte-americano. "Como nos tornamos os primeiros? Este já é o século 21!"

A turnê fez parte de um desejo do multi-instrumentista em ir atrás de raízes familiares em Nova Scotia, a segunda menor província do país. No meio do caminho, eles acabaram realizando mini-shows em locações mais exóticas, como o concerto no ônibus de Winnipeg ou uma apresentação exclusivamente para crianças em um acampamento de verão em Toronto. "Não pré-planejamos nada. Não gosto muito de fazer isso, pois acho que estraga as coisas", disse o artista.

Embora o assunto não tenha sido mencionado, no mesmo ano, Meg White sucumbiu a uma crise de ansiedade, depois associada à agenda pesada de shows do White Stripes. A banda praticamente estagnou desde então. Mas o duo anunciou que já trabalha em seu sétimo álbum de estúdio - o primeiro em três anos.