Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Em protesto, Wikipedia ficará fora do ar nesta quarta, 18

Um dos fundadores do site, Jimmy Wales, disse que a ação é contra uma nova legislação norte-americana contra a pirataria

Redação Publicado em 17/01/2012, às 12h50 - Atualizado às 19h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wikipedia - Reprodução
Wikipedia - Reprodução

A versão em inglês da Wikipedia, a mais popular, estará fora do ar nesta quarta, 18, de acordo com o que tuitou Jimmy Wales, um dos fundadores da enciclopédia online. A ação diz respeito a um protesto à nova legislação contra a pirataria que está sendo proposta nos Estados Unidos, o Stop Online Piracy Act (SOPA) – em tradução livre, Ato de Impedimento da Pirataria Online.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

O tuíte dele dizia: "Atenção, alunos. Façam sua lição de casa mais cedo. A Wikipedia vai protestar contra a lei do mal na quarta! #sopa"

Apesar de a legislação, em teoria, mirar a pirataria, muitos acreditam que o SOPA e o PIPA (Protect IP Act), que é relacionado, é amplo, de forma que restringe direitos de comunicação e liberdades garantidas pela constituição do país. Alguns outros sites, como o Reddit, também aderiram.